Precauções ao escolher uma casa de repouso

As casas de repouso são uma opção muito confortável e segura para parentes que não têm tempo ou disponibilidade de cuidar de idosos da família.

Muitos idosos chegam em certa idade precisando de cuidados especiais com a saúde, e para isso é muito importante que haja um acompanhamento próximo e atencioso.

Mesmo quando não há necessidade de cuidados diferenciados com a saúde que exijam um Cuidador de idosos, por exemplo, essas pessoas precisam de atenção e companhia.

Quando ficamos mais velhos muitos parentes se afastam, a rotina não é mais a mesma e nem mesmo as relações sociais.

Além disso, estamos suscetíveis a certas vulnerabilidades que podem ser evitadas se a família ou pessoas próximas estiverem atentas ou ainda, dispostas a procurar um Lar para idosos ou um Hotel geriátrico, lugares especializados no acompanhamento de pessoas em idade avançada.

Como escolher um Asilo – quesitos de avaliação

Entretanto, não é tão simples fazer essa escolha e tomar tal decisão. A família ou o responsável deve estar atento na hora de procurar uma opção para deixar seu parente.

Alguns pontos são essenciais para fazer essa avaliação:

  • Segurança do local – em São Paulo, por exemplo, é preciso estar atento às questões de segurança da casa em que ficará o Idoso. É importante pensar em bairros seguros, como a Casa de repouso na Zona Oeste de São Paulo;
  • Localização – deve ser perto da casa do responsável para que emergências possam ser atendidas;
  • Tradição – é importante avaliar há quanto tempo os profissionais envolvidos trabalham no meio. O Cuidador de idosos deve ser um profissional de confiança da família responsável;
  • Organização – muitos desses locais abrigam um número grande de idosos, por isso a organização é essencial para que os pacientes tenham bem-estar;
  • Desenvolvimento de atividades – é essencial que os idosos tenham uma programação de atividades, que estejam ativos em oficinas, exercícios físicos e mentais;
  • Higiene – assim como a organização, esse é um fator essencial. O asilo precisa ser muito limpo e bem cuidado. Além da questão bem-estar, este fator envolve a prevenção do desenvolvimento de doenças e a preservação da saúde de todos presentes no estabelecimento;
  • Comunicação – a equipe local deve ser de fácil comunicação e aberta ao diálogo.

Os tipos de estadia para idosos

Quando falamos em hotel, pensamos apenas na estadia por certo período. Entretanto, existem diferentes nomes e classificações deles de acordo com tempo de permanência e especialidades. Vamos entendê-los melhor.

O lar para idosos, como o Lar de idosos em Guarulhos, é um estabelecimento que pode trabalhar em meio período ou em tempo integral.

Isso significa que o responsável pode contar com lares que cuidem do idoso durante todo o tempo, ou seja, ele morará lá e terá visitas com a permissão, de acordo com a política, do Lar para idosos.

Existem outros que são como creches, onde os responsáveis deixam os idosos em cuidados durante certo período que não estarão presentes e depois voltam para buscá-los no horário combinado.

O tipo de estabelecimento Hotel geriátrico tem especialização em tratamentos de saúde. Esse é o local ideal para os idosos que estão debilitados ou em tratamento, e que precisam de atenção médica.
Os profissionais são especializados em geriatria e o estabelecimento tem instalações voltadas ao atendimento de tratamentos.

O chamado Hotel para idosos é como o lar, entretanto, é mais voltado para períodos delimitados de estadia, como durante uma viagem ou ocasião especial em que o idoso ficará sozinho.

Independente da escolha de tipo de hospedagem, de acordo com a necessidade do idoso, é imprescindível que todos esses locais tenham profissionais especializados na área, assim como uma equipe médica que garanta o atendimento de emergência.

Enfermeiros e o profissional Cuidador de idosos também devem fazer parte da equipe.

Esteja atento a todos esses detalhes para fazer uma boa escolha e, se possível, faça visitas diferentes, mais de uma vez no mesmo local, pois só assim será possível colocar em prova alguns do quesitos.

Neste caso, o valor não quer dizer muito, pois tudo dependerá da necessidade do idoso, do período, e do que exige a sua estadia.

Além disso, é importante levar o próprio idoso para conhecer os locais e sentir dele mesmo em qual se sentiu mais confortável e confiante para ficar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *