Praticando exercícios para uma vida saudável

Ter uma vida saudável é o desejo de muitas pessoas, isso porque por conta da tecnologia e das facilidades do dia a dia, o sedentarismo está tomando conta das atividades, impedindo a prática de exercícios físicos.

Dessa maneira, a procura pela qualidade de vida tem aumentado a cada dia, pois, tendo uma vida equilibrada, consegue-se agir e pensar melhor nos problemas, e, além do mais, a diminuição do estresse do cotidiano.

Para ter uma vida saudável é necessário uma alimentação balanceada que pode ser feita juntamente com um nutricionista, e uma rotina de exercícios alinhadas com o objetivo a ser alcançado, perda de peso, definição de músculos, entre outros.

É importante salientar que assim como a dieta, os exercícios devem ser acompanhados por um profissional, pois indicará o alongamento, os exercícios funcionais e assim por diante

As vantagens dos exercícios físicos no cotidiano

A prática dos exercícios físicos tem diversas vantagens para o melhoramento da vida e o seu melhor aproveitamento. Além das vantagens físicas, há também as vantagens psicológicas, pois o exercício físico libera duas substâncias químicas na corrente sanguínea, a dopamina e a serotonina, que trabalham em conjunto, gerando sensações de prazer, satisfação e bem-estar.

Esses hormônios liberados após uma atividade em aparelho de ginástica ou em uma academia permite o combate e a prevenção de diversos tipos de doenças, como:

  • Depressão;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Pressão alta;
  • Entre outros.

Existem várias formas de fazer atividades físicas. Para quem tem dificuldades, os médicos indicam meia hora de caminhada, pois permite que o corpo relaxe, tornando a pessoa feliz, tranquila e também bem disposta para o dia a dia. Nem toda atividade física precisa ser intensa como uma aula de step, uma caminha, por exemplo, é muito eficiente.

Tipos de exercícios para melhorar a vida

Existem diversos tipos de atividades físicas que permitem que a qualidade de vida melhore. Algumas são mais intensas, permitindo a queima de gorduras e outros mais leves, que permitem o equilíbrio mental deixando a vida mais tranquila e com mais bem-estar.

São atividades físicas que ajudam no desenvolvimento de uma vida saudável:

1. Ioga

A ioga é uma prática física que ajuda no desenvolvimento do equilíbrio mental, e faz o melhoramento do humor. Isso acontece porque a ioga ajuda no aumento de um neurotransmissor chamado GABA, que auxilia na redução da ansiedade.

Além disso, esse neurotransmissor é responsável pelo tônus muscular, e então além de um equilíbrio mental, a prática da ioga garante músculos mais bonitos.

2. Levantamento de peso

Os levantamentos de peso podem ser praticados, tanto na academia como em casa com uma monitoria profissional. Há alguns estudos que afirmam que o levantamento de peso, de 3 a 5 vezes por semana, pode ser muito eficiente.

Assim, o estudo concluiu que quem levantava peso consegue melhorar a capacidade de planejamento e de execução de diversas tarefas ao mesmo tempo.

Muitas pessoas usam suplementos vitamínicos para melhorar o desempenho no levantamento, um desses é o uso do whey isolado feminino.

3. Natação

É uma das atividades mais completas quando se trata de exercícios que ajudam no estímulo físico, pois trabalham ombros, pernas, braços e abdômen. Além do mais, a natação é uma forma de exercício de baixo impacto, ajudando na recuperação de pessoas lesionadas.

4. Caminhada

A caminhada é um dos exercícios mais recomendados pelo médicos para o início de uma vida mais saudável. Isso porque é um exercício fácil de ser praticado. Basta apenas uma roupa confortável, um tênis adequado e também muita disposição, é um exercício de baixa intensidade.

Além de ser importantíssimo lembrar que os exercícios ajudam a manter uma vida equilibrada. Mas muitas pessoas não sabem como fazer a escolha do exercício que irá praticar.

O primeiro passo seria fazer uma avaliação médica e saber identificar se não há nenhuma lesão para a prática de atividades físicas. E isso inclui a escolha de exercícios para crianças como o treinamento funcional para crianças.

Caso não haja nenhum impeditivo físico, o ideal é sempre buscar o exercício que se adeque ao seu perfil. Quem gosta de estar ao ar livre, caminhadas, pedaladas são mais indicadas, quem não gosta tanto, a musculação e a academia podem ser um ponto de partida.

Desse modo os exercícios físicos são extremamente importantes para o desenvolvimento de uma vida saudável, com mais tranquilidade e vida saudável.

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