Por que fazer um procedimento estético?

Procedimentos estéticos estão em alta no mundo todo e, obviamente, isso tem alguns motivos. O primeiro que podemos apontar é que hoje em dia vivemos em uma sociedade que cada vez mais preza pela imagem.

Ter uma boa aparência, na época das redes sociais, virou algo necessário, que impacta várias partes de uma vida. Confira mais detalhes sobre este assunto no artigo a seguir.

Por que se preocupar com a aparência?

Ter uma pele mal cuidada pode ser visto como sintoma de desleixo, o que pode acabar até por impactar a vida de uma pessoa no âmbito profissional.

Associar uma despreocupação quanto ao cuidado estético com a uma despreocupação quanto a tudo é um senso comum bem difundido.

Apesar de não ser necessariamente verdadeira, uma pessoa pode evitar essa generalização fazendo, por exemplo, um processo de limpeza de pele.

Mas, o mais comum, são os procedimentos feitos em uma clinica de estetica estarem associados à autoestima e a vaidade. O que não é menos importante.

A forma como uma pessoa vê e enxerga a si mesma impacta muito na saúde mental da mesma. É necessário acreditar em si mesmo para fazer os outros acreditarem também.

Existem alguns problemas que impactam muito negativamente na autoestima de uma pessoa. É o caso, por exemplo, da sobra de pele em uma pessoa que emagreceu consideravelmente.

Essa pele, que não some sozinha, acaba tendo uma aparência não muito agradável.

Um procedimento como a abdominoplastia em âncora pode resolver o problema da pele em excesso e devolver autoestima para uma pessoa.

Engana-se quem pensa que apenas mulheres estão buscando os procedimentos estéticos. Homens estão perdendo o tabu quanto à vaidade e cuidando de si mesmos para possuírem uma melhor aparência.

Existem, inclusive, diversos procedimentos voltados especificamente ao sexo masculino. Um exemplo é a criolipólise para homens. Homens e mulheres possuem corpos diferentes. O tipo de gordura acumulada é diferente.

Mulheres costumam acumular gordura no quadril, por exemplo. Já homens acumulam gordura na parte posterior da barriga.

Como a criolipólise é um procedimento voltado a acabar com a gordura acumulada, ele deve ser pensado de maneira diferente para os sexos.

Os novos procedimentos estéticos

Hoje em dia, ainda por cima, os procedimentos estéticos estão ficando cada vez mais acessíveis e menos intrusivos.

Se antigamente a limpeza de pele era feita por meio de apertos na pele (que acabavam gerando rupturas), hoje existe a limpeza de pele a laser, que praticamente não agride a epiderme.

Mesmo os procedimentos mais agressivos, como as cirurgias plásticas, hoje em dia são muito mais seguros. Isso por que a medicina evoluiu e os procedimentos hoje oferecem poucos riscos.

O Brasil, inclusive, é hoje em dia o segundo país em números de cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segue a lista de cirurgias mais comuns em nosso país:

  • Rinoplastia;

  • Otoplastia;

  • Ninfoplastia;

  • Silicone nos seios;

  • Diminuição dos seios.

Mas tanto os procedimentos mais simples quanto os procedimentos mais complexos devem ser feitos por profissionais que possuam habilitação para atuar na área.

Recentemente, vários casos de mortes envolvendo procedimentos estéticos feitos em situações contraditórias vieram à tona.

Em muitos desses casos, os produtos utilizados eram aprovados pela ANVISA, porém o procedimento acabou sendo feito em locais indevidos.

As ações feitas de formas irregulares, na maior parte das vezes, acabam resultado no óbito do paciente.

Isso nos mostra que procedimentos estéticos têm de serem feitos por pessoas capacitadas, utilizando produtos permitidos, em locais que possuam estrutura para receber os procedimentos e com supervisão de outros médicos.

Se qualquer uma dessas variáveis for descumprida, podem haver problemas. Por isso, uma pesquisa de campo e de referências é muito importante antes de qualquer procedimento estético.

Em grandes centros urbanos existem os maiores centros de estética.

Vale, em uma cidade, perguntar sobre o local onde será realizado um procedimento para pessoas que já passaram por ele e verificar se as permissões do estabelecimento com a ANVISA estão em dia.

Procedimentos estéticos, geralmente, trazem apenas benefícios. Fazê-los não deve ser um tabu, e está tudo bem se ele servir para melhorar a autoestima de uma pessoa.

Mas é necessário, sempre, procurar um local e um profissional de confiança. Melhorar e estetica corporal é algo que impacta diretamente sobre a vida de uma pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *