Os cuidados odontológicos e corporais para saúde

O cuidado com a saúde é algo que permite mais disposição, qualidade de vida e viver mais. Estar atento aos sinais que o nosso corpo pode dar é muito importante, pois são estes avisos que ajudam a descobrir doenças e assim os médicos podem indicar os melhores procedimentos para um tratamento eficaz.

Dedicar um tempo para praticar esportes é essencial para manter o corpo saudável e ter mais disposição para realizar as atividades diárias.

Uma alimentação equilibrada é outro ponto importante, pois os alimentos são uma rica fonte de vitaminas que ajudam na nutrição e podem evitar o surgimento de doenças.

Ir a um médico de confiança pelo menos uma vez ao ano para uma consulta de rotina é fundamental para verificar se está tudo bem. O profissional mede a altura, peso e checa a pressão do paciente, além de conversar para entender como está a sua rotina e se há algo que possa estar sendo prejudicial para a sua saúde.

Os médicos podem solicitar alguns exames de rotina como: hemograma, glicemia em jejum, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, ureia e creatinina, teste ergométrico, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames de fezes e urina, TSH e T4 livre, transaminases (TGO e TGP).

Outros exames mais específicos podem ser solicitados conforme o quadro clínico da pessoa, pois estes procedimentos ajudam na elaboração de um diagnóstico completo.

A importância dos cuidados bucais

Cuidar da saúde bucal é fundamental para evitar problemas de mau hálito, cáries, placa bacteriana, gengivite, periodontite e outras questões que comprometem o sorriso.

Em casos de incômodos, procurar por um dentista de confiança para fazer uma avaliação é a solução para entender o problema e iniciar um tratamento.

O aparelho dentário é uma opção de tratamento da ortodontia que tem a função de corrigir a posição dos dentes, seja por fatores de mastigação ou estética. O tempo médio de uso do aparelho é de 2 anos, mas pode haver variações de acordo com cada caso e a decisão sobre a retirada é do dentista.

Os benefícios em utilizar aparelho são:

  • Melhora as funcionalidades bucais;
  • Deixa o sorriso mais bonito;
  • Evita dor de dente e de cabeça;
  • Reduz os problemas bucais;
  • Ajuda na autoestima, por conta da questão estética;
  • Evita problemas de oclusão.

Com muitos ganhos interessantes para a saúde, conversar com o dentista sobre o aparelho de dente, os modelos, valores de manutenção e outras questões é o modo de fazer o tratamento com qualidade, segurança e ter um sorriso mais bonito e saudável.

Outro procedimento que tem ganhado espaço nos últimos anos é o botox para fins estéticos na odontologia. Os profissionais usam o botox para tratamento odontologico em casos de dores faciais, problemas de ATM (Articulação Temporomandibular), reduzir excesso de salivação, assimetrias faciais, ajuda a controlar o bruxismo, entre outras situações.

Um ponto importante e que as pessoas devem estar atentas a respeito do local que oferece este tipo de tratamento, é se os profissionais são experientes, ou seja, procurar dentistas especializados nesta técnica é uma alternativa para ter mais segurança e bons resultados com o procedimento.

Equipamento usado nos consultórios odontológicos

O compressor de dentista é extremamente importante nas clínicas odontológicas, já que boa parte dos aparelhos utilizados para os procedimentos necessitam do compressor para funcionar.

A principal função deste equipamento é fornecer o ar comprimido na quantidade adequada para que os aparelhos e instrumentos possam ser utilizados.

Itens básicos no consultório como cadeira e sugador, necessitam do compressor para serem usados na rotina de trabalho dos dentistas.

Serviços que podem ajudar nos cuidados com o corpo e a saúde

Dores nas articulações, ossos e músculos podem prejudicar as pessoas, diminuindo a disposição para trabalhar e fazer as atividades do dia a dia.

Uma forma de diminuir os incômodos, é investindo em sessões de reeducação postural global, um método de fisioterapia que ajuda a corrigir a postura, melhora o equilíbrio corporal e agrega vários benefícios como: alivia as tensões e dores musculares, corrige os vícios relacionados à postura, cria mais consciência corporal e da respiração, entre outros ganhos.

Um cuidado com o corpo que tem ganhado muitos adeptos são os exercícios físicos. Há muitas possibilidades para praticar atividades ao ar livre ou em uma academia de ginastica, que possui vários aparelhos que ajudam a trabalhar partes específicas do corpo, aumentando a flexibilidade, melhorando a força e o tônus muscular.

Sendo assim, os cuidados específicos com a saúde corporal e bucal são formas de aumentar o bem-estar, qualidade de vida e ter mais longevidade, algo que os indivíduos desejam muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *