Itens relevantes para a organização de laboratórios

Além da contratação de funcionários e aquisição de equipamentos, ao montar um laboratórios de análises clínicas é necessário pensar na estrutura, que vai ocupar um espaço de, no mínimo, oitenta metros quadrados.

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) estipula algumas regras que devem ser cumpridas na hora de criar um laboratório.

Que realiza os mais diversos tipos de exames, como toxicologico, hemograma, colesterol, urina, entre outros.

Cada ambiente deve possuir uma metragem mínima, sendo divididos em, pelo menos, uma sala para colher o material, com, no mínimo, três metros quadrados.

Uma área para classificar e distribuir as amostras, além de uma sala para preparar reagente, ambas do mesmo tamanho da anterior.

É obrigatório também separar um espaço que ocupa quatorze metros quadrados para um laboratório de:

  • Bacteriologia;
  • Imunologia;
  • Micologia;
  • Microbiologia;
  • Hematologia;
  • Parasitologia;
  • Urinálise;
  • Virologia;
  • Bioquímica ou biologia molecular.

A sala usada para preparar soluções deve ter nove metros quadrados e possuir prateleira, assim como a sala de extração de ácidos nucleicos.

A antecâmara de paramentação exclusiva ocupa 3 m ², enquanto a sala de PCR ocupa seis.

É imprescindível uma sala revelação de géis com 4 m ², além um laboratório de suporte uma UTI com 8 m ² e um laboratório de emergência com uma área de 16 m ².

O sugerido é que esses ambientes se separam por mais de um andar, para ficarem mais isolados

O restante da estrutura precisa contar com espaços como recepção, depósito de materiais de limpeza, sala de esterilização, sanitários para pacientes, sanitários para funcionários e salas administrativas.

Para que o material coletado fique bem organizado, uma estante aço inox é uma boa opção.

A análise clínica é a área que faz o estudo de alguma substância visando coletar dados e fazer diagnósticos sobre a saúde do paciente.

Em uma consulta, o médico solicita uma exame que deve ser levado até um laboratório onde ele será realizado.

Alguns profissionais, como biólogos, farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos e médicos patologistas clínicos, são aptos para realizar exames que consegue fazer o diagnóstico de algum problema de saúde.

Existem diversos tipos de exames e cada um inclui algum tipo de material, como, por exemplo, urina, sangue, fezes ou outros, que são analisados e, a partir disso, é realizada uma análise.

O valor exame de sangue depende do laboratório, mas gira em torno de quinze reais.

Para que serve o exame de sexagem fetal

Durante o pré-natal, as grávidas são obrigadas a fazer uma série de exames para monitorar a sua saúde e a do bebê.

Incluindo, monitoramento via exames de sangue, de urina, exames de imagens, como as ultrassonografias e ainda exames ginecológicos, dependendo de cada fase e circunstância da gestação.

Um exame que não é obrigatório mas vem se tornando cada vez mais comum é o exame de sexagem fetal.

Os pais que querem descobrir o sexo do bebê mais cedo, antes da ultrassonagrafia feita a partir da décima semana, possuem, a opção de fazer o exame de sexagem fetal valor varia de acordo com o laboratório.

O exame de sexagem fetal permite descobrir o sexo do bebê na quinta semana de gestação, por meio de um exame de sangue bem simples.

Através da coleta de sangue materno, é possível detectar, além do DNA da mãe, o DNA fetal livre.

A partir do momento em que o cromossomo Y é descoberto, é dado o diagnóstico de menino. Quando ele se ausenta, significa que é uma menina.

O que é o exame toxicológico

O exame toxicológico tem como principal função diagnosticar a ingestão ou exposição às substâncias tóxicas, drogas e demais substâncias intoxicantes.

O presente artigo tem como temática o exame toxicológico para detecção do consumo de drogas de abuso.

Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção é um exame indolor que consegue identificar o consumo de drogas em um período de tempo maior que os exames de urina e sangue.

Se o uso dessas substâncias tiver sido feito em um período de até noventa dias, é possível diagnosticá-lo.

Esse exame é realizado por meio da análise de queratina presente no cabelo e em pelos das pernas, dos braços, peito, axilas e pubianos.

O exame toxicológico preço também é variável de acordo com o estabelecimento, sendo necessário realizar uma pesquisa de mercado.