O que uma academia e seus profissionais podem fazer por você

Já é um fato que, para se obter uma melhor qualidade de vida, bem como prevenção de doenças e outros danos ao corpo, os exercícios físicos, aliados a uma alimentação saudável, são a melhor opção.

Eles são capazes de aprimorar seu condicionamento, musculação, elasticidade, etc.

Por essa razão, as academias são os principais espaços para quem deseja aprimorar a capacidade do próprio corpo, seja por questões de saúde ou de estética.

Pensando nessa questão, o texto a seguir tem o intuito de mostrar porque as academias podem ser importantes para as pessoas e quais as vantagens que esse tipo de estabelecimento oferece.

Por que é importante cuidar da qualidade de vida?

Manter o zelo pela qualidade de vida é sinônimo para obter uma série de fatores muito positivos para a saúde. E, quando se diz saúde, não se pensa apenas na física, mas também na mental.

Assim, um corpo bem cuidado, ou fitness pode ser obtido por meio das atividades físicas e alimentação saudável e consegue prevenir uma série de problemas na saúde, tais como:

  • Hipertensão;
  • Estresse;
  • Depressão;
  • Tensão;
  • Obesidade;
  • Problemas cardíacos;
  • Entre outros.

Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, fazer exercícios físicos diminui aquela sensação de cansaço, melhorando o desempenho das pessoas dentro do trabalho e durante a realização de atividades cotidianas.

Por último, ter tanto uma mente quanto um corpo saudável colabora para a longevidade da pessoa.

O poder da academia para a saúde

Existem diversas maneiras de se obter uma melhoria na saúde, tais como caminhadas, corridas, ioga, andar de bicicleta, praticar esportes e musculação.

Tudo isso pode ser feito dentro de uma academia de musculação completa, a qual oferece não somente aparelhos para aumentar a massa muscular, mas também para melhorar o condicionamento físico, entre outros benefícios, como aulas de dança, de ginástica, etc.

Com isso, a academia pode oferecer uma série de vantagens, que serão abordadas a seguir.

1. Acelera o metabolismo

Como foi dito antes, as academias são muito procuradas por pessoas que desejam emagrecer e obter um corpo esteticamente mais agradável, aos olhos delas.

Entretanto, é preciso saber que perder peso não necessariamente é uma atividade estética, mas sim uma questão de saúde, tendo em vista que a obesidade pode provocar vários problemas no corpo.

Portanto, a academia é capaz de acelerar o metabolismo de quem pratica treinos, fazendo com que o corpo trabalhe para gastar mais energia durante todas as atividades do dia a dia, auxiliando no processo de emagrecimento.

2. Melhora a flexibilidade

Certos exercícios que podem ser praticados dentro da academia, como é o caso da musculação, também são capazes de aumentar a flexibilidade de uma pessoa.

Além disso, é possível fazer uma aula de alongamento para tornar as articulações mais flexíveis.

Nessa aula, são realizadas séries completas contando com uma larga amplitude de movimentos, que combinados à musculação, oferecem um ótimo alongamento do corpo.

3. Alivia o estresse

Durante a realização de exercícios físicos, existem certos hormônios, como é o caso da serotonina, que são conhecidos como “hormônios do prazer”.

Eles recebem esse nome pois, quando liberados, fazem com que a pessoa, basicamente, sinta-se mais feliz e com uma autoestima elevada.

Outro detalhe importante é que atividades em grupo que envolvem contato entre pessoas podem ampliar esse efeito, como é o caso de uma aula de ginástica, também oferecida por certas academias.

4. Melhora a atividade cardiovascular

Exercícios feitos de modo mais intenso, como uma série de corrida na esteira ou na bicicleta, são importantes para manter o coração humano ativo. Assim, a pressão sanguínea fica mais controlada, bem como o colesterol.

Personal trainer: investimento importante?

O personal trainer, como o nome já indica, é um profissional que oferece um atendimento especializado e personalizado para cada cliente, permitindo que a pessoa que deseja obter benefícios em sua saúde tenha um cronograma de exercícios adequados de acordo com os seus interesses, capacidade física e aptidões.

Para isso, o personal trainer realiza entrevistas e testes físicos para poder conhecer o seu aluno e as suas necessidades.

Dessa forma, é possível obter vários benefícios como: segurança, tendo em vista que o profissional instrui corretamente a prática de exercícios; auxilia a pessoa a manter o foco; oferece um incentivo no seu objetivo; potencializa ao máximo os treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *