Negócio de sucesso: 5 Dicas que você precisa saber antes de abrir seu negócio na área de saúde

Todas as especialidades dentro do negócio de saúde têm potencial para o empreendedorismo, seja jovem ou idoso, pobre ou rico todos vão precisar usar mais cedo ou mais tarde um dos serviços da área da saúde.

Então, se você é um profissional da área de saúde tem boas chances de começar a empreender tendo sua própria clínica ou centro de saúde, bem como de trabalhar nas áreas afins como:

  • Consultórios médicos especializados;
  • Clínicas de terapia;
  • Clínica para idosos;
  • Revenda de produtos hospitalares;
  • Entre outros.

Segundo o SEBRAE no Brasil existem mais de 200 atividades econômicas relacionadas ao universo da saúde e bem-estar, que podem ser enquadradas na figura do Microempreendedor Individual (MEI).

Para ser um empreendedor de sucesso você deve ter um produto ou serviço de qualidade, algo que ame e saiba fazer muito bem, além de que resolva os problemas dos futuros clientes.

Vamos ajudar dando dicas valiosas para que você encontre o seu caminho para o sucesso como empreendedor da saúde.

1 – Planeje seu futuro

O planejamento é o primeiro dos três fundamentos que se completam para ter um negócio de sucesso. Planeje seu atendimento, crie um ambiente bonito, limpo, seguro, siga as normas sanitárias, entre outras frentes.

Sobre o último ponto ele ganhou ainda mais força nos últimos dois anos na área de saúde devido a pandemia, então, com certeza não existe espaço para desorganização nos empreendimentos de saúde.

Como em todo empreendimento, a elaboração um plano de negócios deve ser o primeiro passo do planejamento, é um documento que contém os objetivos e as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los:

  • Entenda o que o seu público-alvo quer;
  • Saiba quais são suas características, hábitos e estilo de vida;
  • Venda sua imagem, destaque os pontos fortes do seu negócio;
  • Planeje de forma realista, esteja preparado para enfrentar crises;
  • Defina métricas;
  • Monitore resultados;
  • Faça uma análise de indicadores de produtividade, qualidade e lucratividade.

Quanto mais informações o plano de negócios tiver, melhores serão os resultados, afinal, ele mostra se o negócio tem boas chances no mercado, se é viável, ele também é um documento que pode ser usado para conseguir investidores e empréstimos.

2 – Estudo das tendências de mercado

Você deve responder a três perguntas básicas: o que eu sei fazer? Eu faço bem? Atende uma demanda de mercado?

Entenda as necessidades do mercado para se conectar melhor com os seus futuros clientes, preenchendo uma lacuna necessária aos serviços de saúde, ou disponibilizando um serviço que tenha carência.

O estudo das tendências de mercado tem como objetivo analisar aspectos quantitativos e qualitativos de um nicho, a fim de entender o mercado, no qual você pretende atuar ou já está atuando.

Através dele vai estar preparado para lidar com as condutas recomendadas, regras e leis específicas, que o seu nicho vai exigir.

Além disso, vai conhecer o tamanho estimado do seu público, quais os principais segmentos, como é a concorrência, os desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos potenciais consumidores.

Para ter um negócio de sucesso você deve sempre estar informado, acompanhar e observar a sua área de atuação.

Quando se tem informações sobre o tipo de cliente, o que esse cliente realmente deseja do seu serviço é muito mais fácil acertar o alvo e fidelizar muito mais consumidores para o seu negócio, por isso o estudo do mercado de atuação é tão importante.

3 – Tecnologia nos processos

Lembre-se que estamos convivendo com outras empresas, e ainda mais na área da saúde, as pessoas, os futuros clientes, querem vivenciar experiências que condizem com tecnologias atuais.

Todos os dias aparecem novas tecnologias no mercado, em todos os setores, seja na gestão de um empreendimento ou em equipamentos mais modernos, independentemente do seu campo de atuação, você deve estar preparado para usar a tecnologia a seu favor.

Para isso existem softwares que vão ajudar a organizar os processos dentro do seu negócio, desde a gestão do relacionamento com o cliente até a gestão financeira.

Além disso, a confiança é um ponto positivo, e a tecnologia traz transparência na medida em que dá visibilidade para o negócio.

Existem muitas oportunidades para empreendedores na área da saúde, mas com certeza precisam estar dispostos a ter modelos de negócios modernos, informados e dispostos a usar tecnologias inovadoras para se destacar no mercado.

4 – Marketing personalizado

Hoje os clientes têm todas as informações que se propuserem a buscar em um clique. Então, para manter seus clientes confiantes em seu trabalho, você deve estar disposto a usar as informações a seu favor.

Por isso deve fazer um bom trabalho de marketing através das redes sociais, disponibilizar informações sobre os seus serviços, dar as informações aos clientes para adquirir a confiança deles e garantir a captação de outros clientes.

Vivemos em um mundo conectado, as pessoas esperam um atendimento ágil e versátil, é fundamental estar preparado para propiciar um atendimento personalizado aos seus clientes através de vários canais, por exemplo, as redes sociais.

O bom atendimento cria um ambiente no qual o consumidor fica mais confiante e recebe de forma espontânea os seus conteúdos de marketing, fechado uma cadeia de acontecimentos favoráveis ao seu empreendimento.

5 – Qualificação nos atendimentos

Principalmente na área da saúde, tudo gira em torno de pessoas, seja funcionário, cliente ou fornecedor, tudo isso porque o produto do negócio é geralmente um serviço especializado de atendimento personalizado e individual.

Os três pilares para um negócio de sucesso na área da saúde são: pessoas, produtos e processos – tendo um foco específico nas pessoas. As pessoas se destacam porque muitas vezes são ao mesmo tempo o cliente e o produto do negócio.

Por isso, você como empreendedor da área da saúde deve focar nos recursos humanos, aprimorando sua equipe através de treinamentos qualificados para relacionamentos que permitam entrosamento e respeito entre a sua equipe e os seus clientes e fornecedores.

Faça parceria sempre que for interessante com outros colegas profissionais de saúde, para aumentar sua clientela, e disponibilizar serviços adicionais que você não tenha para oferecer, isso pode ajudar os dois negócios.

A qualidade nos processos, tanto os burocráticos como também os atendimentos e procedimentos que serão realizados aos clientes devem ter o apoio de uma plataforma de gestão especializada para que você foque na qualidade do serviço prestado.

Use tecnologia para mirar nos procedimentos complexos de atendimento, tem muita burocracia que gera lucro envolvida nos procedimentos, como exames complementares que os clientes fazem, venda de produtos comissionados.