Musculação para Emagrecer e Auto-Estima

Em busca do melhor conjunto de atividades para perda de peso, a escolha do exercício físico ideal consome boa parte das tomadas de decisão do novo estilo de vida. Mas somente os exercícios físicos, são o suficiente para emagrecer?

Juntamente com a dieta prescrita, a combinação com exercícios é a mais conhecida maneira de se queimar calorias indesejadas e perder peso. Mas qual atividade física escolher? 

Com tantas opções de atividades físicas e tantas nomenclaturas que é difícil escolher o que e como fazer, mas você pode escolher, com o qual você mais se adapta ou mais goste. 

Muitas pessoas aderem à musculação como a solução para o dilema entre um exercício e outro; afinal, com garotos-propaganda tão sarados dá a impressão que a musculação realmente é o caminho do emagrecimento e de um corpo forte, chega a ser tentador partir exclusivamente para a musculação.

Praticar unicamente a musculação pode não ser a melhor alternativa para algumas pessoas, o interessante é intercalar entre musculação e aeróbico, pois o que ela faz em linhas gerais é aumentar a chamada massa magra, que são os músculos com baixo ou nenhum percentual de gordura, mas que queimam calorias naturalmente. 

Por isso mesmo, atletas de musculação, aliam musculação pesada com exercícios aeróbico, como esteira, caminhada, para que assim o metabolismo acelere e queime calorias, além de melhorar a saúde cardiovascular.

O que a musculação faz para colaborar para a queima de calorias, além de obter ganho de massa magra, é justamente aumentar a taxa metabólica corporal, fazendo o corpo gastar muito mais calorias. 

Por exemplo, durante uma sessão de musculação puxado, o organismo inicia um processo hormonal no corpo, chamado de gliconeogênese, que é o processo, onde o fígado produz glicose através da quebra de gordura muscular e de proteínas. 

Os músculos acostumados com os exercícios, aumenta em média 12% na taxa do metabolismo, o que resulta em perda de cerca de 15 a 20 calorias por dia. É claro que isso não é milagre e exige tempo e esforço ao longo prazo; é trabalho duro aliado a uma dieta adequada ao seu biotipo, porem, é nesse intervalo de tempo que muitas pessoas desistem da musculação, pois querem um resultado imediato.

Uma dica importante é, antes de iniciar qualquer atividade física, consulte seu médico e faça testes de avaliação cardiovascular e motora, ou então, comece bem devagar, até seu corpo ir acostumando com os exercícios.

Emagrece, melhora a saúde e melhora a auto-estima

Por muito tempo, a aeróbico era o único queridinho para o emagrecimento, deixando a musculação, apenas para quem quisesse ganhar massa magra. 

O tempo e pesquisas sérias vieram colocar as coisas em seus devidos eixos, além dos resultados obtidos pelos praticantes da musculação, dando aos exercícios aeróbicos (corrida, pedaladas) e anaeróbicos (musculação) os devidos valores no processo de emagrecimento.

Musculação e exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são extremamente eficientes para perder peso e se alinhados com a musculação, tem resultados potencializados, além de aumentar a eficiência das funções cardiorrespiratórias. O problema é que a queima de gordura significativa acontece apenas enquanto se exercita.

A prática dos 2 tipos de exercícios no emagrecimento, ajuda a transformar gordura em massa magra, diminuindo a porcentagem de gordura corporal transformando-a em energia, mesmo depois do término da atividade física. 

Acompanhe:

  • A musculação, tem o gasto gasto calórico próprio dos músculos, fazendo com que o músculo obtenha energia dos estoques de gordura, mesmo após o fim da sessão, chamado de gliconeogênese.
  • O ganho de massa muscular, gera um aumento do metabolismo do organismo, fazendo o corpo consumir mais calorias.
  • Emagrecer é o ato de perder gordura e não perder peso na balança. Portanto, se uma pessoa com 100 quilos começa a praticar exercícios físicos e ganha músculo, porem perde gordura e mantem o peso, significa que a porcentagem do peso que era de gordura, agora é uma porcentagem maior de massa muscular magra. Essa pessoa deixou de ser obesa e tornou-se realmente forte e mais saudável.

Além disso, a musculação aliada com aeróbico traz diversos benefícios para o homem e para a mulher, dentre eles:

  • Regula a pressão arterial;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora a saúde e fertilidade do homem e da mulher (qualidade e quantidade de sêmen)
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Dentre outros.

Musculação para emagrecer funciona?

Funciona sim, e é recomendado a prática, em conjunto com os exercícios aeróbicos. O equilíbrio entre anaerobico e aerobico é fundamental para emagrecer e chegar ao resultado esperado, ou seja, a queima de gordura.

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