Itens auxiliares para atendimento em clínicas

Em 2018, a expectativa de vida ao nascer dos brasileiros chegou ao nível mais alto da história: 76 anos. Trata-se de uma evolução que se torna ainda mais explícita quando se analisam os índices de algumas décadas atrás – nos anos 60, por exemplo, a cifra não chegava aos 60 anos.

Boa parte do motivo pelo qual esse crescimento foi possível são os avanços na medicina e na tecnologia usada tanto para diagnósticos quanto para tratamentos.

Graças a eles, profissionais da área da saúde têm mais facilidade para verificar se há algum mal acometendo o paciente e, em caso positivo, para decidir qual é o melhor curso de tratamento. Isso, porém, só é possível quando o paciente se submete a alguns exames, tais como:

  • Exames de sangue e outros fluidos corporais;

  • Radiografias;

  • Ressonância magnética;

  • Tomografia.

Por sua vez, para que eles sejam realizados, não basta contar com profissionais devidamente qualificados para tal: também é necessário que o local conte com alguns equipamentos básicos, que permitam a realização de seu trabalho.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns itens necessários para o atendimento em clínicas e a realização de exames:

  1. Armários

Seringas, medicamentos e álcool gel. Estes são alguns dos itens necessários para se realizar boa parte dos procedimentos em clínicas ou mesmo exames.

Vale ressaltar que não basta eles serem de qualidade: todos devem ser armazenados da maneira correta, de modo que estejam facilmente acessíveis aos profissionais que os utilizam e que não se deteriorem.

Normalmente, o item mais indicado para tal é o armário de aço inox. Como esta liga metálica tem como característica o fato de ter uma superfície muito lisa e pouco propensa a ranhuras, ela dificulta a proliferação de microorganismos. Isso, por sua vez, reduz as chances de contaminação dos itens.

Entretanto, também é preciso ter em mente que isso não significa que não é necessário investir em higienização. Na verdade, é justamente o contrário: tanto o armário quanto a cuba inox têm que passar por processos de limpeza periódicos, de modo a reduzir ainda mais o risco de contaminação.

  1. Pias

Em todos os tipos de procedimentos médicos, a higiene é fundamental. Ela, porém, é ainda mais importante no caso de técnicas invasivas, como exames de sangue, e quando há a necessidade de se fazer pequenas incisões no paciente.

Nesses casos, o profissional responsável deve seguir um protocolo para garantir que não haja contaminação das amostras nem infecção.

Isso, por sua vez, faz com que haja um item que está sempre presente em clínicas e em estabelecimentos que trabalham com exames e vacinas: as pias.

Entre todos os modelos disponíveis, a pia de inox sob medida é sempre a mais recomendada: além de ela oferecer todos os benefícios do aço inoxidável, já mencionados anteriormente, ela é projetada especialmente para o ambiente que ocupará. Isso, por sua vez, fará com que ela promova um uso muito mais eficiente do espaço.

  1. Itens de locomoção

Em estabelecimentos de saúde, é comum que profissionais tenham que atender pessoas com dificuldades de locomoção.

Isso pode ser por conta da idade ou mesmo de uma lesão temporária, como uma torção ou uma fratura, que exijam o uso de gesso e de uma tipoia.

Por essa razão, é muito importante que tais locais contem com itens que ajudem tais pacientes a se locomoverem, como cadeiras de rodas.

Dessa maneira, eles poderão ser levados para atendimento ou para a realização de exames com mais agilidade e conforto, fazendo com que a rotina de trabalho no estabelecimento se torne mais dinâmica.

Vale ressaltar que isso também vale para quem usa muletas: quando dentro da clínica, elas devem se locomover com cadeira de rodas.

  1. Almofadas

Ao se realizar qualquer exame e procedimento, uma das principais preocupações do profissional responsável por ele deve ser manter o paciente confortável.

Dessa maneira, o processo se desenrolará com mais tranquilidade para todas as pessoas envolvidas, principalmente quanto a pessoa que se submete a ele é uma criança ou um idoso.

Por conta disso, recomenda-se fortemente que o estabelecimento disponha de alguns itens de conforto, como uma almofada gel.

No caso desse objeto em específico, o fato de seu revestimento não ser em tecido também faz com que ela seja mais higiênica.