Exercícios físicos para uma boa saúde

Saúde equilibrada significa saúde em estado perfeito, é de onde você tira a disposição para seguir e enfrentar o dia. Muitos até investem em exercícios variados para se alongar no período da manhã.

Mas para que essa vida equilibrada possa acontecer é necessário foco e precisão nas atitudes, afinal, manter uma dieta com frutas e legumes pode ser um desafio, ou fazer exercício físico pode ser bastante complicado.

Estamos sempre lidando com uma agenda cheia de compromissos e, por muitas vezes, esquecemos de nós mesmos!

Sim, nós precisamos cuidar do corpo e da mente. E nada melhor do que se livrar dos maus hábitos e passar a ter uma vida saudável.

Para aquecermos os músculos é importantíssimo saber o que seu médico pode recomendar, de acordo com o seu peso, seus limites e assim por diante, pois é de extrema importância esses detalhes.

Além do mais, trabalhar com o que já tem permite você ir além. Para alguns, talvez a ginastica laboral vai ser mais apropriada, para outros um esporte e assim por diante.

O que podemos ressaltar é que existem quatro categorias básicas de exercícios físicos, nas quais podemos listar:

  • Exercícios de resistência;
  • Exercícios de força;
  • Exercícios de equilíbrio;
  • Exercícios de flexibilidade.

As quatro categorias de exercícios

Cada categoria de exercício tem um objetivo, mas lembrando, todas elas só serão feitas com segurança se tiverem acompanhadas de um personal trainer, eles são essenciais para guiar a execução dos movimentos e indicar os melhores programas de treino.

As quatro categorias são individuais, porém conversam umas com as outras. Um exemplo são as atividades de resistência que, dependendo do modo em que for dada pelo personal, pode se tornar também uma atividade de força, etc.

Abaixo veremos melhor como se dá essas quatro categorias:

1. Resistência

Esses exercícios são também chamados cardiovasculares ou aeróbicos.

Isso significa que durante sua execução há um aumento da respiração e dos batimentos cardíacos fazendo então a queima de calorias.

Além disso, esses exercícios mantém diversas partes do corpo em movimento constante, como os pulmões e o sistema circulatório, melhorando o condicionamento físico.

Assim, a resistência do corpo vai aumentando. Existe um variado tipo de exercícios nessa categoria.

1.1. Esportes

Uma das categorias são os esportes, que ajudam muito o desenvolvimento do espírito de equipe, pois são atividades esportivas coletivas. São eles o:

  • Tênis;
  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Natação;
  • Etc.

Além dos esportes nós temos alguns outros tipos como: natação, hidroginástica, dança, entre outros.

2. Força

Os exercícios de força são aqueles que têm como objetivo tonificar os músculos.

São exercícios simples, que permitem a criação da resistência dos músculos. Esse tipo de atividade é conhecida também como “treinamento de força”.

Os exemplos dessa categoria são:

  • Levantamento de pesos de academia (supino, agachamento com pesos, rosca direta);
  • Exercícios com o próprio peso do corpo (flexão, agachamento sem pesos, barra fixa);
  • Exercícios com elástico de resistência (rosca direta com elástico de resistência, remada sentada com elástico de resistência).

3. Equilíbrio

Os exercícios de equilíbrio vêm treinar o corpo para que ele consiga maior estabilidade, assim, são importantes para pessoas que estão entrando na meia idade, pois evita problemas futuros, como quedas.

O principal exercício de equilíbrio existente é o slackline, que nada mais é que uma fita elástica entre dois pontos físicos. É chamada popularmente de corda bamba.

Há algumas variedades nesse tipo de atividade como: o waterline (slackline por cima da água), highline (em grandes alturas), trickline (para realização de manobras) e longline (distâncias longas acima de 40 metros).

Além do slackline, podemos citar a arte marcial chinesa tai chi chuan, que por meio de movimentos alternados, acontece o equilíbrio entre corpo e mente.

4. Flexibilidade

Os exercícios de flexibilidade têm como objetivo o alongamento dos músculos, consequentemente ajudando o corpo a ficar mais ágil.

Os exercícios de flexibilidade ajudam a reduzir lesões, relaxar o corpo, ativar a circulação de forma mais eficiente e muitos outros.

São exemplos de atividades desse tipo o ioga e o pilates, sendo este último aberto a diversos tipos de pessoas, tendo pilates para idosos, gestantes e outros.

O que concluímos sobre os exercícios físicos?

A atividade física como vimos tem inúmeros benefícios que nos ajudam a desenvolver e ter uma vida mais equilibrada. Para uma vida saudável é preciso força, paixão e muito exercício.

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