Entenda alguns dos exames importantes para saúde

Hoje falaremos sobre o ambiente de um laboratório, dependendo também pode ser hospitalar, pois os dois possuem os mecanismos que serão citados, principalmente porque são muito comuns.

Hoje em dia podemos encontrar nesses locais uma diversidade de materiais e exames, desde uma cadeira de rodas motorizada até tomografia e outros tipos de serviços afins.

Ou seja, todos os locais de saúde cada vez mais estão bem equipados.

Mas, há um tipo de serviço, que é um dos mais comuns, capaz de detectar diversos tipos de adversidade, problemas e detectar até que não há nada de errado.

Estamos falando do ultrassom.

Sim, com ele é possível olhar de uma perspectiva diferente para o interior do corpo humano e entender o que está ocorrendo em certos pontos dele.

E para que você saiba mais os tipos que podem ser feitos e como funcionam, acompanhe ao artigo e saiba mais.

Tipos de ultrassom

Chamado também de ultrassonografia ou ecografia, estamos falando sobre um exame de imagens que é feito a partir de um objeto chamado transdutor, um aparelho que é encostado na pele do paciente e emite ondas sonoras.

A partir dessas ondas e o contato com o corpo humano imagens aparecem para serem investigadas pelo médico especialista.

Esse exame deve ser feito como pré-natal, suspeitas de apendicite, pedras nos rins, entre outros.

Tireoide

Um dos primeiros exemplos que iremos falar é o ultrassom da tireoide, que é uma glândula que se localiza perto do pescoço.

Ela é quem regula nosso metabolismo e seu funcionamento em nosso organismo.

Esse método é totalmente indolor, e é feito a partir do momento em que o paciente se deitar com o pescoço estendido ao máximo que puder. A posição não é a mais confortável, mas são momentos muito rápidos.

Após ele deitar, um gel lubrificante é passado no local onde será examinado para do o aparelho transdutor possa se mover mais facilidade na área projetada.

Assim as ondas sonoras penetram através da pele procurando um nódulo ou qualquer outro problema como:

  • Cistos
  • Aumento da glândula
  • Nódulos
  • Tumores

Caso haja algo muito grave é provável que o médico se abstenha de comentários até a entrega de um laudo oficial que você irá levar para seu especialista.

Ou seja, é muito improvável que irá receber uma má notícia desde técnico.

Sexo do bebê

Outro tipo de exame de ecografia é o exame de sexagem fetal valor (a consultar), que é um dos mais esperados dos papais e das mamães, pois é o momento em que o sexo do bebê será descoberto.

Esse método e feito também por ultrassonografia e é mais provável que seja descoberto após a décima semana de gravidez, pois alguns órgãos começaram a se formar já.

E ainda é capaz que o bebê ainda não fique em uma posição possível para ver, etc.

Ou seja, esse exame deve ser feito com a mulher deitada em uma maca de barriga para cima.

O médico passará novamente o gel, assim em como todos os casos de ultrassonografia, no local desejado e assim, pela barriga, será detectado o sexo.

Ele também não é invasivo e não necessita de um preparo especial, somente uma espera mesmo, de algumas semanas para que seja possível a visualização.

Transvaginal

Esse último método de ultrassonografia que iremos explicar é um pouco mais diferenciado.

exame transvaginal é feito somente em mulheres e usa um transdutor diferenciado. Seu formato é cilíndrico e longo, pois ele será introduzido dentro do órgão sexual da paciente.

Ele é feito como um exame de rotina tanto para mulheres grávidas quanto para não gestantes, e seu foco é ter uma maior visualização do aparelho reprodutor, que é um conjunto, com útero, ovários, trompas, etc.

É possível que com esse tipo de exame problemas como câncer, miomas e outros problemas afins possam ser descobertos.

Lembrando que esse exame é mais delicado, justamente por ser invasivo.

Sua preparação é somente tentar relaxar e deixar com que o aparelho entre sem dor ou muito desconforto. Somente um médico técnico especializado pode fazer esse exame.

Caso se sinta desconfortável além do limite e da situação, peça imediatamente para que ele pare e procure entender o que está ocorrendo. Mas.

Se for somente uma dor rápida pelo aparelho, fique tranquila que logo irá acabar.

Esses foram alguns tipos de exames importantes para a saúde tanto de mulheres quanto de homens, e quais precauções devem ser tomadas para que seja possível fazer todos eles caso necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *