Esportes e danças para uma vida saudável

Hoje o mundo está cada vez mais agitado e sedentário, principalmente com o advento das tecnologias, que vem para otimizar nossas rotinas e diminuir a necessidade de deslocamento. Por isso, é preciso atividades para uma vida saudável.

Para combater esse sedentarismo que gera diversos problemas de saúde, principalmente em jovens e crianças, os profissionais da saúde vem se especializando a fim de criar novas técnicas e modalidades de exercícios físicos.

Nesse cenário, faculdades de saúde começaram a criar modalidades de curso de pilates para fisioterapeutas, por exemplo, para que esses profissionais pudessem ter um leque de possibilidades para tratar seus pacientes.

Assim, hoje, há grandes possibilidades de exercícios físicos variados, que veremos com mais detalhes neste artigo.

Dança como atividade física

Uma das modalidade mais requeridas é a dança. Isso porque a dança lida com emoções e ajuda a trabalhar diversos pontos do corpo, como músculos e capacidade cardíaca.

Existem diversos tipos de aula dança que podem ser escolhidas, desde aula de tango a aula de samba e hip hop. As danças que vem chamando a atenção nas academias são chamadas de danças fitness. que são:

1. Zumba

A zumba é um estilo de dança aeróbica que trabalha com diversos ritmos musicais como:

  • Salsa;
  • Merengue;
  • Samba;
  • Reggaeton.

2. FitDance

É uma aula de dança que trabalha principalmente os ritmos brasileiros, como o axé e o funk. Muitas das suas coreografias são encontradas na internet.

3. Bodyjam

É uma dança que foi criada por uma empresa fitness e que utiliza músicas de baladas eletrônicas e hip hop.

4. SH’Bam

Também é uma dança de academia fitness. Criado na Nova Zelândia é conhecido por haver uma mistura de ritmos, como o hip hop, pop e o eletrônico. Também ocorre uma mistura de jazz, salsa, merengue, house dance e etc.

Benefícios da dança fitness

As aulas de dança para emagrecimento e condicionamento físico podem ter diversos benefícios como:

  • Combate a ansiedade e a depressão;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Ajuda na sociabilização.

Além disso, as aulas de dança fitness são muito agradáveis e divertidas, atendendo a diversos gostos musicais.

Esportes como atividade física

Além da dança, algo que atrai um público de diversos tipos são os esportes. Os esportes são encontrados nos clubes recreativos e também em algumas academias. São modalidades encontradas:

Tênis

A aula de tênis infantil vem sendo procurada principalmente por ter diversos benefícios, como a melhora na coordenação motora, além de ajudar na sociabilização, aspectos psicológicos e físicos.

Capoeira

A capoeira é um estilo de dança/jogo que consiste nos mais diferentes tipos de jogos e golpes. É um estilo de dança africano e que possui instrumentos peculiares como o berimbau.

Esse tipo de dança, além de ser extremamente dinâmica, é folclórica e artística.

– Judô

É um tipo de luta, no qual é possível desenvolver muito mais do que a capacidade física, mas o autocontrole, a coragem e também a humildade. É uma arte marcial japonesa com traços e origens em outra arte marcial que é o jiu-jitsu.

Pilates, uma nova atividade física

Além das atividades físicas que citamos acima, uma que vem chamando a atenção é o pilates.

O pilates é um tipo de atividade que trabalha os músculos do corpo, ajudando a fortalecer a musculatura e ajudando o tônus muscular.

Os exercicios de pilates ajudam a melhorar a postura, a promover a flexibilidade do corpo, auxilia na melhora do desempenho nas corridas e caminhadas, ou seja, a prática do pilates ajuda o corpo a ficar mais saudável de forma global.

O pilates pode ser feito tanto com posições vindas de aula de alongamento, como movimentos e posições originais, ainda podendo ser usado equipamentos próprios para a prática do exercício.

Existem vários tipos de pilates. São eles:

Pilates no solo

É o tipo que é mais comum, porém é o mais difícil, pois é necessário apenas o uso do peso do corpo, obrigando o cliente a desenvolver um maior controle dos movimentos e músculos para uma vida mais saudável.

Pode ser praticada em qualquer lugar, principalmente em estúdios que intercalam o uso dos aparelhos.

Pilates no aparelho

É o pilates em que se desenvolve os movimentos com auxílio de aparelhos. Como o cadillac ou o ladder barrel.

Todos os exercícios aqui tratados fazem parte de um conjunto de atividades que nasceram ou que foram ganhando destaque por seus benefícios e por ajudar as pessoas no desenvolvimento de uma vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *