Equipamentos usados constantemente em laboratórios

Para que os laboratórios funcionem de maneira adequada eles são compostos por diversos tipos de equipamentos, que podem ser vidrarias para laboratório, máquinas e ferramentas.

Esses elementos são usados para que as análises sejam feitas com precisão, sem que haja contaminação das amostras.

Além dos equipamentos de uso permanente como as vidrarias, os laboratórios também usam materiais descartáveis, ferramentas de utilização única, e também equipamentos de proteção individual e coletiva.

Para que todos os equipamentos e ferramentas funcionem de forma adequada é importante também que os laboratórios façam a calibração de equipamentos laboratoriais, para garantir que todos os equipamentos trabalhem em seu desempenho total.

Nesse artigo falaremos sobre a calibração de equipamentos de laboratório, bem como os equipamentos encontrados nesse ambiente.

Equipamentos encontrados no laboratório

Os laboratórios são compostos por inúmeros tipos de ferramentas e equipamentos, e abaixo falaremos sobre algumas máquinas, ferramentas e equipamentos de laboratório.

1. Agitador e aquecedor magnético

Esse equipamento tem grande uso dentro dos laboratórios, e são usados para o aquecimento e a agitação das soluções.

Para que a solução seja agitada de forma uniformizada é colocado uma barra magnética para o agitador conhecido como “peixinho”. O campo magnético fixa o “peixinho” no fundo do recipiente ajudando no processo.

Em alguns tipos de agitadores é possível encontrar a função aquecedora, aquecendo então a solução.

2. Béquer ou Becker

O béquer é uma das vidrarias mais usadas dentro dos laboratórios. Podem ser feitos com vidro (borosilicato) ou então material plástico (polipropileno).

O béquer possui diversos volumes disponíveis, e são feitos, geralmente, no formato cilíndrico com um fundo chato e com diversos tipos de alturas e diâmetros.

Assim como o termômetro de laboratório usado para medir as soluções é graduado, o béquer é graduado para oferecer uma medida um pouco mais precisa.

Eles são muito usados, pois permitem o aquecimento (no modelo de vidro) no bico de bunsen, telas de amianto, estufas e outros.

O uso do béquer está nos líquidos, sólidos ou outros materiais.

3. Refratômetro

O equipamento refratômetro preço é usado para a medição do índice de refração de um determinado objeto por meio da velocidade da luz.

O índice é medido pela velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz que incidem no meio. Esse equipamento é usado em laboratórios para controle de qualidade de sucos, mel, cervejas e óleos.

4. Bureta

A bureta é utilizada em análises volumétricas e titulométricas. Seu formato é um tubo de graduação de vidro.

Na extremidade da bureta há uma torneira para controlar o fluxo de líquido que sai do aparelho.

5. Balança de precisão

Um ponto importante para um laboratório é possuir medidas exatas de reagentes e compostos.

Um dos equipamentos então mais utilizados para essas medições são as balanças de precisão. Elas asseguram de forma precisa a quantidade de massas e líquidos.

6. Bico de bunsen

O bico de bunsen garante o aquecimento por meio de uma chama de elevada intensidade. É usado para aquecimento de soluções em ambientes estéreis.

7. Espectrofotômetro

O espectrofotômetro permite a medição de radiação para cada comprimento de onda em uma determina substância. É usada para análises químicas e biológicas, e tem duas metodologias como feixe simples e duplo feixe.

Calibração de equipamentos

Para que todas as ferramentas do laboratório funcionem de maneira correta e ofereça medições precisas é importante que esses equipamentos passem pelo laboratorio de calibração de instrumentos.

A calibração de equipamentos é uma atividade que precisa ser realizada de forma periódica, e que assegura a qualidade dos resultados.

No mercado das indústrias que usam os equipamentos de laboratório como as farmacêuticas é de extrema importância que os equipamentos estejam calibrados, para que os dados obtidos pelas ferramentas sejam precisas.

A calibração de equipamentos possui algumas vantagens:

  • Ausência de falhas ou erros técnicos nos exames;
  • A calibração de equipamentos tem baixo custo;
  • Garante que os laboratórios fiquem dentro da lei;
  • Dão qualidade aos exames.

Assim, vimos que os laboratórios possuem muitos equipamentos, como uma sala de cirurgia que possui bisturi, cateter intravenoso, e outros instrumentos.

O uso dos equipamentos de laboratório são essenciais para que as análises sejam feitas, bem como manter a qualidade dos exames.

Nesse sentido é necessário sempre a calibração desses equipamentos para que os laboratórios não sejam danificados.