Equipamentos encontrados em laboratório

O laboratório é muito importante para as análises biológicas e químicas, e para que seus procedimentos funcionem de forma adequada eles são equipados com ferramentas, materiais e vidrarias.

Todos esses componentes garantem a precisão das análises, o armazenamento de substâncias e a qualidade dos processos.

Alguns equipamentos de laboratório precisam passar por calibração de equipamentos laboratoriais para que os dados recolhidos sejam precisos e garantidos.

Neste artigo iremos tratar sobre alguns equipamentos, ferramentas e vidrarias que podem ser encontrados em laboratório bem como se realiza o processo de calibração, para que então o laboratório seja efetivo em seus procedimentos.

Equipamentos encontrados no laboratório

Um laboratório possui muitos aspectos. Esses aspectos vão das habilidades do técnico, o conhecimento sobre cada equipamento, bem como os procedimentos de segurança que precisarão ser tomados.

O ponto mais importante dentro do laboratórios são os materiais e ferramentas que são usadas, e trataremos abaixo sobre esses componentes que ajudam no laboratório.

1. Agitador magnético

É uma placa que agita soluções por meio de um campo magnético.

Esse campo é gerado na base do agitador e a agitação é causada por uma barra magnética que é colocada dentro da solução.

Em alguns casos esse agitador também aquece a solução, permitindo que a análise correta seja feita.

2. Béquer de laboratório

É uma vidraria mais presente dentro dos laboratórios. Podem ser encontrados em vidro ou em plástico.

Eles têm vários volumes disponíveis, e possuem um modelo em formato cilíndrico com fundo chato, com alturas e diâmetros diferentes.

Assim como o termômetro de laboratório que tem uma régua graduada, os béquer também possuem uma escala graduada para medir o volume.

São muito usados para aquecimento, mas neste caso são usados os béquer em vidro.

3. Câmaras para vacina

As câmaras de conservação de vacina são importantes dentro de laboratórios químicos ou biológicos. Também são usados em hospitais.

E o uso desses equipamentos são de grande importância pois as vacinas são medicamentos imunobiológicos termolábeis, em outras palavras, são sensíveis as variações de temperatura.

Por conta disso precisam de cuidados no seu armazenamento, assim, a câmara para vacinas permite o controle dessa temperatura armazenando de forma eficiente esses medicamentos.

4. Balança de alta precisão

São equipamentos que tem como objetivo a pesagem de massas e de líquidos não voláteis.

Possuem grande precisão em sua pesagem, sendo importante para as análises das soluções e substâncias.

5. Papel crepado

É um papel muito usado nos laboratórios, principalmente, para a esterilização de equipamentos. Isso porque o papel crepado permite que a condição do equipamento fique estéril até que ele seja usado novamente.

Esse tipo de papel para esterilização é composto por celulose e outros materiais e é 100% ecológico.

Esse tipo de papel pode ser usado em diversos tipos de processos de esterilização como:

  • No vapor;
  • ETO;
  • Formaldeído;
  • Irradiação ionizante.

Há três tipos de papéis crepados, possuem formato de folhas ou então encontrados em bobinas, e possuem cores verde ou azul. Os tipos de papel são: de primeira geração, de segunda geração e de terceira.

6. Manta filtrante

A manta filtrante é usado em sistemas de ar nos equipamentos, e ajuda na filtração do ar.

Há diversas classes de mantas filtrante, e elas são encontradas em rolo. As mais usadas são o filtro manta G3, porém existem a categoria filtro manta G4, G5, G1 e G2.

Calibração de equipamentos

A calibração de equipamentos é um serviço essencial para que o laboratório funcione de forma adequada. Esse serviço garante que os dados colhidos pelos equipamentos sejam seguros e corretos, para que os resultados tenham as mesmas qualidades.

A calibração é feita por um laboratorio de calibração de instrumentos. Nesse laboratório são usados ferramentas e metodologias para que a calibração seja feito de forma correta.

As vantagens da calibração são:

  • Prevenção contra falhas;
  • Diminuição de erros técnicos;
  • São serviços de baixo custo;
  • Grande retorno de investimento;
  • Garantia de regulamentação com as leis.

Dessa maneira, vimos que um laboratório é composto por inúmeros tipos de materiais e ferramentas, e todas elas são essenciais para que os dados e as análises sejam precisas e corretas.

E para garantir tudo isso é preciso o cuidado com a calibração, pois sem a realização desse procedimento é quase impossível obter dados e resultados verdadeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *