Entenda os benefícios de alguns tipos de massagens

As massagens terapêuticas beneficiam muito as pessoas, elas servem para relaxar, tranquilizar e realizar melhorias no corpo. Algumas delas são usadas de forma medicinal para ajudar pacientes.

Você conhece a massagem espiritual?

A massagem espiritual é uma técnica que ajuda as pessoas a relaxarem e se encontrarem com sua alma.

Ela consiste em leves toques e movimentos suaves que deixam os pacientes calmos e leves, com o objetivo de fazer com que a pessoa que está sendo massageada se encontre com sua essência.

Deve ser realizada em lugares apropriados, de preferência que seja calmo e tranquilo, e por profissionais certificados, que também acreditem na evolução espiritual.

Essa massagem é cada vez mais utilizada, principalmente atualmente, que as pessoas estão sempre ocupadas e nunca conseguem um tempo para si próprio.

Quais os benefícios da massagem?

Além de relaxar, as massagens ajudam a melhorar a saúde do paciente e contribui para que tenham uma vida melhor.

Há muitos mitos sobre o quão benéficas as massagens são e sobre o que elas podem proporcionar.

A massagem modeladora consiste em fortes toques e movimentos no paciente, ajudando-o a se tranquilizar.

Essa massagem também serve como tratamento e ajuda a melhorar a circulação sanguínea das pessoas que a recebem e no metabolismo da região.

Um dos mitos em relação a este tratamento é a “quebra” de gordura, pois os médicos já confirmaram que é impossível “quebrar” gordura.

Ela auxilia na dor nas costas e, para isso, existem utensílios que ajudam na realização desse processo.

Os principais são: bolas com texturas, luvas com textura e rolos com pequenas ventosas. Esse tratamento terapêutico traz muitos benefícios para quem o recebe.

Também conhecida como massagem turbinada, ela é feita de forma forte e rápida, com alguns movimentos específicos.

Ela normalmente é feita em locais em que há um maior acúmulo de gordura, e é comum sentir dor, faz parte do tratamento, mas sem a aparição de hematomas.

As sessões são administradas pelos profissionais que as realizam, podendo então variar entre 15 e 20 minutos, e com um intervalo de 48 a 72 horas entre uma e outra.

Após as sessões é interessante a realização de alguma atividade física, pois ela ajuda a acelerar os benefícios da massagem.

Um aviso é importante: grávidas não podem fazer esse tipo de tratamento, pois os movimentos realizados durante as sessões podem ocasionar abortos ou contrações precoces.

Onde encontrar diversos tipos de massagem?

O preço da massagem pode variar de lugar para lugar e é possível encontrar diversas casas que realizam este procedimento.

Shoppings são os lugares em que é mais comum ter este tipo de casa, desde quiosques até lojas.

Massagens terapêuticas podem ser encontradas durante o dia todo em alguns lugares específicos.

Os lugares de massagem 24 horas, como já diz o nome, funcionam o dia todo e possuem todos os tipos de massagem encontrados em spa e shoppings.

Nesses lugares é comum ter profissionais que fazem atendimento em casa para melhor conforto do paciente.

Esses contam com a mesma qualidade de outros lugares e têm profissionais qualificados para o procedimento.

Um tipo de massagem que merece destaque é a shiatsu.

Essa é uma massagem oriental que se assemelha à massagem espiritual, pois também tem como finalidade ajudar ao paciente a se conectar com seu interior, melhorar o bem-estar e a saúde.

Ela é realizada pelo toque dos dedos, causando pressão em certos pontos do corpo, esses pontos são os responsáveis pelas sensações de tranquilidade, bem-estar e alívio.

Além da utilização dos dedos, a palma da mão, os cotovelos e os joelhos podem ser utilizados para a realização do procedimento, só não devem ser usados aparelhos eletrônicos.

Relaxamento e bem-estar são os principais resultados da shiatsu, mas ela também serve como tratamento de algumas doenças, como por exemplo: problemas digestivos, depressão e ansiedade.

Este tratamento conta com algumas contraindicações, que serão listadas a seguir:

  • Pacientes com câncer não devem realizar esse tipo de massagem;
  • Não é recomendado que grávidas até o terceiro mês de gestação recebam esse tratamento;
  • Não realizar sobre fraturas, varizes ou edemas;
  • Não é indicado que pacientes em período pós-cirúrgico sejam tratados com essa massagem;
  • Pessoas com osteoporose devem se manter longe do shiatsu;
  • Pessoas que estejam com processos inflamatórios agudos internos ou externos não podem ter esse tratamento.

Massagens são ótimas aliadas do bem-estar, portanto devem ser realizadas por pessoas qualificadas e alinhadas com os propósitos e objetivos dessa prática, para a obtenção de um resultado positivo.