Dicas para abrir uma academia

Atualmente, por causa do aumento do acesso à informação, cada vez mais pessoas têm buscado maneiras de cuidar da saúde, seja com exercícios em academias, ou por meio de uma alimentação saudável.

A necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada unida à prática de exercícios físicos tem feito com que muitas pessoas busquem nas academias e, com os profissionais da saúde, os exercícios e as dietas ideais.

Isso faz com que o mercado fitness e as especializações médicas, como a dos nutrólogos, tornem-se cada vez mais lucrativos e trazendo bons retornos aos profissionais e empreendedores.

Neste artigo, nós vamos dar algumas dicas para você que quer abrir uma academia. Confira.

O que é preciso para abrir uma academia

Com um aumento contínuo de pessoas que procuram as academias, investir nesse segmento se tornou muito atraente e lucrativo. O Brasil é considerado o segundo país com maior número de academias no mundo, de acordo com dados do SEBRAE.

Em razão de um cenário cada vez mais positivo, muitas pessoas pensam em investir no setor. Mas não basta apenas ter capital para investir, é necessário seguir uma série de requisitos que envolvem documentação, compra de equipamentos e contratação de profissionais.

Os seis principais passos para abrir uma academia completa são:

  • Criar um plano de negócios;
  • Fazer pesquisa de mercado;
  • Ter a documentação necessária;
  • Encontrar um bom local;
  • Comprar equipamentos;
  • Contratar profissionais.

Os profissionais envolvidos no dia a dia de uma academia precisam estar de acordo com o número de alunos, o horário de funcionamento e esses profissionais precisam ser especialistas e capacitados.

Somente eles poderão auxiliar os alunos quanto à maneira correta de realizar os exercícios, evitando que problemas com torções e lesões musculares apareçam.

Além disso, esses profissionais têm capacidade para avaliar a necessidade de cada aluno, de acordo com seu perfil e seus objetivos.

Também é importante oferecer variedade quanto às modalidades de exercícios oferecidos. Nem todas as pessoas gostam de musculação e, por isso, procuram outros exercícios para praticarem durante a semana.

Uma modalidade bastante procurada é o pilates, pois é um exercício que oferece maior resistência ao corpo, ao mesmo tempo em que trabalha com a mente.

Pelo fato de o pilates oferecer o equilíbrio ideal entre corpo e mente, ele é muito procurado. Os profissionais que procuram por curso de pilates em SP são aqueles que estão aptos a ensinar essa prática.

Por se tratar de um exercício que demanda uma especialização, não é qualquer profissional que pode oferecer essa modalidade.

Portanto, se você quer que sua academia ofereça variadas opções em atividades físicas, precisa contratar um professor especializado e que tenha realizado comprovadamente o curso de pilates sp ou em qualquer outro estado.

As academias corporativas também são um modelo de negócio bastante lucrativo. As empresas, cientes de que as pessoas procuram cada vez mais por saúde e qualidade de vida, investem em academias no próprio local de trabalho.

Isso fortalece a autoestima e a motivação dos funcionários, que passam a valorizar mais uma empresa que invista em uma academia corporativa para proporcionar bem-estar e saúde aos funcionários.

E para trazer um diferencial ainda maior para o seu investimento, no próximo tópico, vamos falar sobre a importância do nutrólogo. Acompanhe.

O papel do nutrólogo nas academias

Para se destacarem em um mercado tão competitivo e oferecer um serviço ainda melhor aos alunos, muitas academias têm investido em profissionais que vão além dos educadores físicos.

É o caso da presença de médicos nutrólogos, que são profissionais especializados na prevenção de tratamento de doenças como excesso ou falta de nutrientes, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

Inclusive, muitas pessoas procuram o nutrólogo para emagrecer, pois diferentemente do nutricionista, que não é médico, o nutrólogo trabalha com foco total na saúde do paciente.

Se sua academia oferecer o acompanhamento ou avaliação com nutrólogo, você poderá oferecer um atendimento especializado para pessoas que possuem alguma limitação, como no caso de obesos.

Os resultados obtidos por essas pessoas que frequentam academias com nutrólogo é surpreendentemente maior do que em academias comuns.

Muitas pessoas sabem que o nutrologo ajuda emagrecer de fato, pois esse médico faz uma análise das reais condições do paciente.

No Brasil existem muitas academias, portanto, a palavra de ordem é oferecer um serviço diferenciado e com qualidade superior. Dessa maneira, mais do que conquistar o corpo ideal, seus alunos também conquistarão mais saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *