Dermatologista: quando consultar esse profissional?

Na medicina existem diversas especialidades médicas, sendo a dermatologia uma delas. O médico dermatologista é responsável pelo cuidado da pele, contribuindo para prevenção de doenças no maior órgão do corpo humano.

As doenças de pele podem ser:

  • Câncer de pele;
  • Coceiras e irritações;
  • Problemas com acnes;
  • Manchas;
  • Espinhas;
  • Pano branco.

A pessoa deve procurar um dermatologista particular não somente quando detectar problemas mas de forma rotineira para manter a pele cada vez mais jovem, com colágeno e elasticidade.

Um dos procedimentos mais comuns é a limpeza de pele profunda, que visa a remoção da oleosidade da pele, cravos, espinhas, sujeiras, além de hidratar.

No entanto, se engana quem acha que esse médico apenas realiza o procedimento de limpeza de pele. O dermatologista faz muito mais, podendo até mesmo garantir a saúde dos seus cabelos.

A ida ao dermatologista e o cuidado com os cabelos

O dermatologista cuida da pele em suas diversas extensões, inclusive, no couro cabeludo. Mas, e quem cuida da saúde dos cabelos? O dermatologista também pode ser procurado nesses casos e pode auxiliar com algumas dicas e medicamentos.

Geralmente, os fios capilares sofrem algumas agressões por meio de tratamentos químicos, má alimentação, exposição ao sol, porosidade, a forma de pentear, uso excessivo de chapinha, dentre outros fatores que podem tornar os fios não saudáveis. Com isso, os fios podem ter pontas-duplas além de perder as suas proteínas.

Para manter a hidratação e o brilho, além de evitar danos e queda, é necessário adotar alguns procedimentos que tragam umidade, resistência e brilho.

Por isso, o dermatologista consegue indicar uma vitamina para cabelo que pode estar desde a mudança da alimentação como no uso de remédios e cremes que ajudem na hidratação.

No entanto, além dessas ações, existem outros procedimentos que podem ser feitos também por um médico especialista em couro cabeludo e saúde capilar: o tricologista.

Preenchimento capilar: o que você precisa saber?

O preenchimento capilar é um procedimento que melhora a aparência dos fios capilares, principalmente, os que estão mais danificados. No caso do preenchimento capilar feminino, por exemplo, ocorrerá uma reconstrução capilar, tanto em sua superfície, como na cutícula, chegando ao córtex, que é uma parte mais profunda.

Esse preenchimento não é um implante capilar, não sendo um procedimento cirúrgico.

Além disso, o preenchimento capilar é recomendado para pessoas que possuem cabeços quebrados, fracos e com certo desgaste. Esse tratamento vai deixar o cabelo mais hidratado, repondo o que foi perdido, como a massa capilar.

Por meio desse procedimento, portanto, é possível recuperar a vitalidade dos cabelos, trazendo mais força e reduzindo as quedas.

Esse procedimento variará a depender da pessoa e da situação capilar, podendo ser feito a cada 15 dias ou até mesmo mensal. É importante também que esse procedimento seja feito a partir de uma orientação e com profissionais qualificados.

Os resultados do tratamento costumam aparecer já na primeira vez que o procedimento for realizado, trazendo brilho e maciez.

Ainda, o procedimento é realizado no salão, com o apoio de um profissional especialista nessa reconstrução da massa capilar, a partir de uma orientação médica, para que não haja irritação do couro cabeludo.

Cuidados com a sobrancelha

A sobrancelha é um componente importante na harmonização da face, sendo mais cuidada geralmente, pelas mulheres. A cada quinze dias ou mês, as mulheres vão ao salão fazer o famoso procedimento de “tirar a sobrancelha”, que nada mais é que remover alguns pelos a mais, deixando-as com um contorno mais bonito.

No entanto, existem alguns procedimentos, baseados em técnicos que causam efeitos incríveis e já trazem um aspecto de “maquiagem”.

Estamos falando da micropigmentação esfumada, uma técnica em que a sobrancelha é preenchida, criando tonalidades diferenciadas, que traz um aspecto mais natural da sobrancelha.

Algumas mulheres possuem muitas falhas na sobrancelha e até mesmo fios muito claros ou finos. Por isso, essa micropigmetação consegue dar um realce facial.

Além disso, esse procedimento pode ser sombreado, de modo fio a fio e até mesmo 3D. Para o cliente descobrir o melhor modelo, recomenda-se buscar um salão de beleza com essa especialidade.

Falando em ter a sensação de já acordar maquiada, um procedimento bastante comum é o de inserir cílios fio a fio, que já trazem um volume natural aos cílios, trazendo um aspecto de que já passou a máscara para cílios.

Esse procedimento dura em média 1 hora e pode durar no rosto, em média, 2 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *