Dentes saudáveis garantem autoestima pessoal elevada

Um sorriso bonito com dentes saudáveis é como um cartão de visita à primeira vista, em qualquer situação social.

A simpatia e a comunicação podem ser primordiais para que as pessoas possam se expressar de forma contundente e agradável diante de encontros pessoais e profissionais, mas os dentes fazem parte do conjunto corporal que determina a facilidade de aproximação ou afastamento, por parte das pessoas.

Encontrar um profissional capacitado, com um ambiente completamente adequado e equipado com máquinas e ferramentas desenvolvidas para o tratamento dentário é primordial para cuidar da saúde dentária.

Manter os dentes limpos e a boca higienizada não depende apenas de uma escovação diária e bochecho com enxaguante bucal.

Procedimentos de limpeza na cadeira do dentista

Muitas vezes, os atos de higienização rotineira não são suficientes para manter o sorriso limpo e sadio. As clínicas odontológicas oferecem serviços exclusivos, que devem ser realizados por um profissional capacitado, com ferramentas especiais, em intervalos periódicos.

Um dos tratamentos dentários mais comuns, e que pode ser realizado de maneira adequada por um dentista, é a profilaxia dental, em que equipamentos específicos são utilizados pelo profissional.

Esse tipo de limpeza é realizado em quatro etapas:

  • Remoção do tártaro presente na superfície dos dentes;
  • Refinamento e raspagem da base dentária, até a gengiva;
  • Polimento para impedir aderência de placa bacteriana;
  • Aplicação de flúor para combater a cárie.

Esse tipo de tratamento pode ser realizado de seis em seis meses, dependendo da alimentação e de outros hábitos diários do paciente, como consumo de bebidas e comidas ricas em açúcar e a falta de higienização diária.

O bloqueio de formação de tártaro evita o surgimento de doenças bucais, como gengivite e periodontite, que podem ser agravados com o passar do tempo e a ausência em uma cadeira de dentista.

O resultado pode ser observado pelo paciente diante de um espelho em formato de dente, presente na sala de cirurgia ou na área de recepção. Esse tipo de acessório é divertido, proporcionando ao ambiente uma atmosfera mais atraente em toda a decoração.

Correção de mordida ajuda na mastigação

Há diversos procedimentos que podem ser realizados em uma clínica odontológica. Os cuidados com a saúde bucal não se resumem apenas à higienização e escovação dos dentes.

A correção da arcada dentária com a ajuda de um aparelho ortodôntico pode facilitar a respiração, a mastigação e até mesmo o sono dos pacientes.

Para cada paciente, é preciso que o dentista faça um estudo adequado, seguindo a formação óssea do crânio, para que outros processos do corpo humano não sejam prejudicados.

Até mesmo a autoestima de uma pessoa que possui os dentes tortos pode ser elevada, com a correção do posicionamento da arcada.

A realização de uma cirurgia para acertar o sorriso gengival também é outro procedimento muito comum em uma sala de operações odontológicas.

Esse tipo de tratamento é estético, mas ainda assim, importante para o paciente, pois permite uma adequação harmoniosa ao rosto e um equilíbrio no sorriso. Há diferentes procedimentos e técnicas, que devem ser explicadas pelo dentista, que vai variar de paciente para paciente.

Ferramentas adequadas e eficientes

Para que todos esses serviços sejam realizados pelo profissional da área de odontologia, é preciso que tenha em mãos ferramentas e acessórios adequados para cada procedimento.

Como a atuação de um dentista pode envolver diversos trabalhos, conforme a especialização à qual se dedica, é preciso conhecer as técnicas e as ferramentas para cada procedimento.

Dois exemplos específicos que podem ser destacados estão relacionados à remoção de dentes e aplicação de aparelhos corretivos da dentição.

O primeiro se refere à alavanca seldin curva, que serve para extrair um dente a partir da raiz. O manuseio deve ser realizado de forma precisa, pois é preciso deixar o paciente tranquilo e confortável, evitando ao máximo qualquer tipo de dor ou incômodo.

O uso de anestesiantes deve ser avaliado, já que pessoas podem ter reações alérgicas ou químicas quando expostas a esse tipo de elemento.

O segundo instrumento muito utilizado na aplicação de aparelhos de correção dentária é o alicate ortodôntico 139, presente na substituição ou corte de fios ortodônticos, além da remoção de anéis dentários.

Dependendo do tipo de arco ortodôntico do paciente, esta ferramenta pode contar com pontas grossas ou finas.

Todos os equipamentos utilizados em uma sala de cirurgia odontológica podem ter um modelo exclusivo para aplicação em tratamentos dentários infantis, com tamanho mais adequado à boca das crianças.

O mais importante é que o profissional possa passar credibilidade e confiança a cada paciente, realizando todos os procedimentos com toda a higienização aplicada, tanto nos equipamentos e ferramentas utilizadas, quando no uso de luvas e disposição de gazes e algodão para amenizar o contato da arcada dentária com outros elementos dentro da boca, como a gengiva protegida e a redução de saliva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *