Cultivando uma vida saudável

Ter uma vida saudável não precisa ser uma válvula de escape. Pelo contrário, ela deve ser um hábito que as pessoas cada vez mais precisam desenvolver, pois traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.

Uma vida saudável significa uma vida em equilíbrio, ou seja, você não ficará preso em uma dieta que contenha apenas ricota e suco de laranja, ou em um outro extremo, vai comer apenas fast food. Não! Uma vida saudável é uma vida de equilíbrio que respeita o corpo e seus limites.

Entretanto, ter uma vida saudável é um desafio e tanto, justamente para desaprender hábitos nada saudáveis, porém, com pequenos passos e esforço, uma vida equilibrada perde o status de impossível para uma realidade tangível.

Por onde começar?

O começo do processo de uma vida saudável se inicia pela mudança na alimentação. Ao invés de consumir exageradamente produtos industrializados, pouco a pouco se faz uma transição para alimentos orgânicos, como também aos poucos vai adicionando frutas e verduras a dieta. Também aconselha-se comer em horários regulares.

Mais ainda, uma vida saudável tem uma dieta variada e sem muitas restrições.

O segundo processo é iniciar a realização de atividades físicas. Os exercícios são essenciais para manutenção da vida saudável pois previne doenças cardiovasculares, além de dar uma melhor qualidade de vida. Uma das atividades físicas são os exercícios funcionais.

Os exercícios funcionais são exercícios simples que consistem em atividades como puxar, correr, empurrar. São ditos funcionais pois tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida por meio de exercícios simples e descomplicados.

Além desses exercícios há também os exercícios aeróbicos que consistem em movimentos que permitem uma maior entrada de oxigênio no organismo. Também permitem que haja um trabalho em diferentes grupos musculares ao mesmo tempo.

São exemplos de exercícios aeróbicos caminhar, pedala e correr, danças como a aula de zouk – que vem se destacando em academias, que chegam a oferecer aulas experimentais – entre outras atividades.

Os exercicios aerobicos apresentam benefícios como:

  • Melhora do humor e do sono;
  • Melhora do sistema imunológico;
  • Queima de gordura;
  • Redução do estresse e ansiedade.

Por fim, outras atividades que podem ser levadas em conta são a natação – na qual mesmo que você não saiba nadar, as academias e clubes possuem aula de natação iniciante para ensiná-lo – e o pilates.

O pilates vem atraindo muito o público por ser uma atividade física que busca um fortalecimento dos músculos de corpo, melhorando a mobilidade e a flexibilidade. Alguns exercícios de pilates são feitos com aparelhos de pilates como pranchas e barras.

Muitos profissionais da área da saúde e da educação física vem se especializando nesse tipo de exercício, pois é um estimulante para a vida saudável, de tal forma que existe curso de pilates para fisioterapeutas, para professores de educação física e médicos no geral.

O terceiro passo para uma vida saudável é reduzir o estresse. Grande parte da alimentação e dos exercícios físicos ajudarão nesse quesito, entretanto, diminuir o estresse significa reduzir a carga de trabalho que é levada para casa, desacelerar quando perceber que há muitas coisas para fazer e procurar desenvolver uma habilidade, como a escrita, o teatro, a leitura e assim por diante.

Uma das grandes dicas para manter uma vida em equilíbrio é preocupar-se sempre com sua saúde, tanto física quanto a emocional. Isso porque ao cuidar de ambas as partes, você se torna uma pessoa mais equilibrada e, consequentemente, saudável. Além do mais, aconselha-se a tomar água regularmente para manter a pele e os cabelos hidratados.

Invista em exercícios funcionais

Caso você não tenha muito tempo para ir na academia e fazer exercícios prolongados invista nos exercícios funcionais, isso porque ele é rápido, prático e ajuda na prevenção de doenças na coluna.

O bom dos exercicios funcionais é que eles trabalham diversos tipos de grupos musculares.

No entanto, recomenda-se o aconselhamento e acompanhamento de um profissional da área da educação física para indicar o melhor tipo de exercício funcional, abaixo estão os principais exercícios funcionais:

  • Prancha com toque no ombro;
  • Corrida com elevação de joelhos;
  • Salto com flexão de joelhos;
  • Agachamento com salto;

Sempre procure um profissional para indicar o melhor exercício e como fazê-lo.

Juntando alimentação equilibrada, uma vida de exercícios físicos frequentes, atentar-se a saúde mental, é possível ter uma vida saudável. Pode parecer muitos cuidados, mas quando se trata de nosso corpo é necessário sempre estar atento, afinal, a vida é nosso maior presente.

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