Cuidados com a saúde da mulher: entenda melhor

Cuidar da saúde é muito importante para que todas as pessoas consigam viver bem e com qualidade de vida.

Afinal, só é possível aproveitar aquilo que o mundo nos oferece com muita saúde, ou seja, para sorrir com que a gente ama e abraçar quem nos dá proteção e conforto.

Assim, as mulheres, que possuem um papel tão importante na sociedade, sendo líderes e exemplos, precisam cuidar do corpo como um todo, que vão desde os cuidados com a estética em clínica da mulher, cuidados médicos e financeiros. Tudo isto assegura a mulher qualidade de vida.

Segundo uma pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Por Inquérito Telefônico (Vigitel), cerca de 7,7% da população brasileira foi diagnosticada com diabetes em 2018.

Sendo as mulheres com maior porcentual de diagnóstico, ficando em 8,1% em comparação com 7,1% dos homens.

Nessa pesquisa também foi identificado que quadros de obesidade, as mulheres tiveram ligeiramente a frente dos homens, com cerca de 20,7% em relação aos 18,7% dos homens. Desse modo, vemos a importância do cuidado médico entre as mulheres.

A consulta a um médico regular verificará o que está em alta, o que está em baixa, se precisará de mamoplastia redutora (procedimento cirúrgico que diminuem as mamas evitando problemas cervicais), se haverá que adequar a alimentação, entre muitos outros aspectos.

Neste artigo abordaremos alguns cuidados que precisam ser tomados para que a vida da mulher tenha mais qualidade, e claro, para que possa aproveitar mais de tudo aquilo que o mundo nos oferece.

Fatores influenciadores na saúde da mulher

A mulher precisa sempre estar atento ao que seu corpo está dizendo. Segundo o Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, entender o corpo permite “identificar precocemente hábitos nocivos, sintomas físicos e psíquicos, e aderindo a hábitos saudáveis”.

Portanto, vários são os elementos que precisam ser levados em consideração para que a saúde da mulher seja garantido, e não apenas o serviço médico.

São estes fatores:

  • Moradia;
  • Alimentação;
  • Escolaridade;
  • Emprego;
  • Fatores étnicos e culturais;
  • Psicológico e comportamental.

No meio de tudo isso, é possível identificar como manter uma rotina saudável, para encaixar no cotidiano difícil.

Assim, entendemos que de um exame de vulvoscopia normal até uma cirurgia de mamoplastia redutora, um sistema de saúde universal e gratuita é necessário para que a saúde da mulher seja garantida.

Cinco cuidados principais para a saúde da mulher

Abaixo falaremos de alguns pontos que podem ser observados e alterados de acordo com o perfil da mulher.

1. Tentar uma alimentação saudável

Alimentação saudável é fundamental para diminuir doenças, como o sobrepeso e o aumento do colesterol.

Assim, indica-se alimentos saudáveis, saladas, e proteínas magras. Além de evitar doenças, garante um aumento do bem-estar físico.

2. A saúde mental é importante

Por conta de algumas situações desfavoráveis de alguns tópicos que listamos acima, as mulheres podem apresentar alterações psíquicas.

Por isso, é muito importante buscar acolhimento de saúde mental para que a abordagem seja assertiva e que a mente esteja equilibrada.

Um velho ditado diz, mente equilibrada, corpo equilibrado. Portanto, devido a alta carga social que as mulheres carrega, e passarem por uma série de opressões, mesmo em meio a grandes conquistas, saber parar e cuidar da mente é fundamental.

3. Realizar exames de rastreamento

Assim como um sutiã pós cirurgico ajuda na recuperação de uma mamoplastia, realizar os exames de rastreamento significa prevenir doenças.

Existem uma série de exames com de rastreio de câncer de colo de útero e a mamografia para identificar câncer de mama.

O rastreio de câncer de colo de útero se dá por um exame conhecido como Papanicolau.

4. Proteção contra IST/HIV

O porta rolete de algodão faz com que sempre estejamos prevenidos se tiver necessidade de algodão.

E com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não é diferente. Elas podem ser causas por vírus, bactérias e outros microrganismo e para isso é importante sempre usar camisinha, tanto feminina, como masculina.

As IST são transmissíveis por meio de contato sexual seja oral, vaginal ou anal sem camisinha com a pessoa infectada. A camisinha também protege contra o HIV.

5. Esteja sempre atenta

Do mesmo modo que as mulheres sentem necessidade de se aprontar esteticamente e entram em cirurgias como mamoplastia de aumento e colocam prótese de silicone 300 ml, é preciso sempre estar atento ao que o corpo está dizendo e correr para o médico para verificar o que é. Essa auto observação é fundamental para a saúde da mulher.

Portanto, o cuidado com a saúde da mulher perpassa várias camadas e é importante prestar atenção em todas elas para que tudo ocorra bem e a longevidade seja garantida com muita qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *