Saúde bucal e vida mais saudável

A saúde bucal deve ser realizada constantemente, com a utilização correta de itens de higiene individual, como escova de cerdas macias, fio dental, pasta de dente com flúor e enxaguante para melhorar o hálito.

Se uma pessoa não cuidar direito da higienização bucal, pode ser necessário procurar ajuda profissional, em uma clínica odontológica, para que dentista possa verificar a situação e apresentar um tratamento adequado.

A dentição é uma parte importante do corpo humano, em diferentes aspectos, já que serve para a mastigação e alimentação apropriada, além de contribuir com o bem-estar pessoal e autoestima, já que um sorriso sempre serve como um sinal de aprovação e simpatia.

Dentro de uma clínica odontológica, o profissional pode realizar restaurações em dentes danificados por cáries e limpeza aprofundada, retirando placas bacterianas e tártaro.

As avaliações realizadas podem apontar para tratamentos diversos, como correção da arcada dentária e substituição de dentes que tenham a necessidade de remoção.

Uso de ferramentas apropriadas

Podemos encontrar um porta rolete de algodão entre diversos equipamentos utilizados pelo profissional do ramo de odontologia.

Esse tipo de ferramenta é muito importante e deve fazer parte de qualquer clínica especializada, pois é a responsável por guardar os materiais que serão usadas de forma correta e segura.

Felizmente, os tratamentos dentários não são dependentes apenas do uso de um motor para limpeza e remoção de cáries e placas bacterianas.

Muitas vezes, para remoção de um dente estragado, é preciso o uso do alicate odontológico, quando é preciso instalar um aparelho ortodôntico por toda a arcada do paciente.

O formato desta ferramenta é adaptada de acordo com o corte de todo o arco ortodôntico, cobrindo toda a extremidade distal.

O posicionamento de manipulação pode ser feito por meio do ângulo formado pela mandíbula do paciente, em conjunto com o eixo do alicate de dentista.

A composição deste instrumental cirúrgico, muito utilizado em tratamentos dentários, é feito de aço, para facilitar a higienização.

Além disso, podemos destacar características como:

  • Mecanismo de corte para prender extremidade de fios;
  • Formato desenvolvido para corte de fios retangulares;
  • Fácil manipulação pelo dentista;
  • Tamanho adequado para trabalho adulto e infantil.

Assim como os adultos, as crianças devem ser levadas às clínicas odontológicas desde a primeira dentição, para acompanhamento constante de um profissional de confiança.

O processo de crescimento dos dentes ajuda a determinar se a alimentação está regular e se a escovação está sendo realizada de maneira correta, evitando dores em horários inapropriados.

Aparelho dentário e correções

Com o acompanhamento por todo o período infantil, é possível determinar a necessidade de uso de aparelho ortodôntico para correção e alinhamento dos dentes.

Quando chega a hora, o dentista vai precisar utilizar uma alicate de corte odontologia para colocar todas as peças e cortar os fios de aço que compõem os aparelhos.

O corte deve ser feito de maneira apropriada, para não ficar nenhuma ponta solta e que podem causar traumas na gengiva e em toda a cavidade bucal, além de prejudicar ainda mais a dentição.

Para o uso de aparelhos fixos, é preciso empregar alguns equipamentos metálicos nos dentes, com a ajuda de equipamentos adequados.

Entre os acessórios necessários estão as bandas ortodônticas morelli, que circundam os dentes de forma ajustada, para receber o aparelho que será soldado, fixando sem precisar aplicar uma colagem de forma direta ao dente.

Atualmente, este tipo de trabalho é realizado apenas nos molares, dispensando a aplicação em todos os dentes que serão corrigidos.

Esta nova tecnologia permite que a montagem do aparelho seja facilitada, assim como a higienização. O uso constante de escova de dente e pasta dental, acompanhados de enxaguante bucal, deve ser realizado normalmente na primeira hora do dia e após as refeições.

Acessórios devem estar à disposição

Além das ferramentas utilizadas pelo dentista, como alargadores, alicates, brocas, cadeiras e motores ortodônticos, alguns acessórios devem estar à disposição como o porta algodão rolete, que tem o objetivo de armazenar esse produto para a aplicação em finalizações de tratamentos, para estancar sangramentos e saliva.

Como é um produto produzido com aço inoxidável, deve ficar próximo à cadeira do dentista, dentro da sala de cirurgia e deve ser esterilizado em autoclaves e estufas, após a limpeza adequada e secagem.

O monitoramento da saúde bucal é essencial para uma vida saudável e mais feliz. Desse modo, a visita ao dentista deve ser realizada em períodos entre seis meses e um ano, para garantir a manutenção preventiva de toda a arcada dentária.

Para manter os cuidados em dia, além de utilizar os equipamentos para higiene bucal e a consulta com um profissional de confiança, a alimentação também deve ser regulada, assim como a diminuição do consumo de alimentos com muito açúcar, como doces e refrigerantes. Dessa forma, a vida se torna mais longeva e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *