Conheça tudo sobre acupuntura

Diversas técnicas e uma grande variedade de conhecimentos milenares ajudam a compreender e tratar uma série de quadros clínicos e patologias em diferentes níveis por meio de abordagens distintas.

Uma das mais comuns é, certamente, a abordagem da Medicina Integrativa, que mescla os avanços da ciência moderna com a sabedoria ancestral de culturas passadas.

A acupuntura é um exemplo de modelo terapêutico que tem origens muito antigas e que oferece uma grande variedade de benefícios para as pessoas conforme suas necessidades. Mas você sabe do que se trata realmente?

No artigo a seguir, fique por dentro desse universo incrível e saiba como um acupunturista devidamente habilitado e qualificado pode promover mais saúde de forma muito delicada e singela.

O que é?

É uma terapia muito antiga, datada de milênios, que teve origem na China e se espalhou por todo o mundo, tornando-se popular nos dias de hoje.

A terapia, basicamente, pode ser definida como a aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo humano com finalidades curativas, de tratamento ou de simples promoção regular da saúde do organismo.

Além de, muitas vezes, proporcionar o relaxamento necessário depois de um dia ou semana difícil, tanto doenças físicas quanto emocionais podem ser tratadas por esse tipo de aplicação. Entre algumas, podemos destacar:

  • Asma;
  • Sinusite;
  • Enxaquecas;
  • Artrite.

Evidências apontam também para a melhora do sistema imunológico após determinada quantidade de sessões, promovendo um organismo mais forte e resistente.

Vale lembrar que a agulha acupuntura se difere em muitos aspectos das agulhas utilizadas em outros tipos de aplicação ou mesmo para serviços que não têm relação alguma com a saúde.

Por esse e por outros motivos, uma das principais recomendações ao procurar um profissional na área é justamente conferir se os equipamentos utilizados são corretos e se sua habilitação pode ser atestada.

Outro ponto importante de ser destacado é a necessidade do acupunturista ser formado em Medicina para exercer a prática.

Vantagens

Muitas terapias possuem propostas integrativas, que se baseiam na união entre a sabedoria milenar e os conhecimento científicos de última geração.

Nesse caso, essa união é ainda mais garantida, pois essa aplicação de agulhas é capaz de estimular terminações nervosas na pele e em outros tecidos de modo a enviar para o cérebro mensagens que desencadeiam efeitos diversos.

Dessa forma, a ação analgésica e também anti-inflamatória são duas das principais vantagens de se encontrar com a agulha. Além do mais, essa prática também pode ser um recurso para auxiliar e reforçar tratamentos de problemas e doenças como:

  • Dores na boca após processo cirúrgicos;
  • Doenças respiratórias como sinusite e asma;
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite e catarata;
  • Dores de cabeça e enxaquecas.

Tudo isso sem falar na melhora da dor ciática e de outros desconfortos como a insônia. Muitos quadros emocionais e doenças como ansiedade, depressão e excesso de estresse também são diretamente beneficiados pelas sessões.

Opções distintas

Existem diferentes motivos pelos quais as pessoas recorrem a essa alternativa terapêutica. Isso porque os tipos de terapia podem variar tanto quanto suas finalidades.

Uma das opções mais populares é a auricular, também chamada de auriculoterapia. Nesse caso, utiliza-se de pequenas sementes e esferas nas orelhas para o alívio de dores e estados de estresse.

Já a acupuntura para emagrecer tem como finalidade ajudar a eliminar as toxinas, os líquidos em excesso e a gordura localizada. É um tipo de acupuntura estetica, caracterizada pelas práticas que buscam promover o crescimento de células e combater os efeitos da idade por meio da circulação sanguínea mais eficaz.

O grande diferencial, certamente, é que essas sessões são extremamente relaxantes e podem trazer benefícios imediatos, a curto prazo, pois é para aliviar dores em geral que muita gente busca os profissionais dessa área.

Falando em profissionais, uma das maiores dúvidas é sobre as pessoas mais habilitadas para a aplicação das agulhas. Vale ressaltar, portanto, que apenas médicos de formação possuem os conhecimentos necessários para a condução correta da prática.

Verificar as referências do profissional é uma garantia não só de que os benefícios serão colhidos da melhor forma, como também de que, havendo qualquer necessidade, um profissional devidamente habilitado estará ao seu lado para prestar qualquer tipo de atendimento.

Vale lembrar, por fim, que todas as pessoas podem procurar esse profissionais e conferir por experiência própria a incrível transformação que uma única sessão já promove na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *