Conheça os principais reagentes químicos para laboratório

Os reagentes químicos para laboratório, são substâncias utilizadas no preparo de soluções ou na obtenção de uma reação química, com o objetivo de realizar uma determinada análise.

Esses reagentes, são responsáveis por estimular a solução, para que a reação ocorra. Esses produtos podem ser utilizados tanto em análises qualitativas ou quantitativas industriais.

Quanto na farmacêutica e na área geral da saúde – no diagnóstico de doenças, por exemplo. As análises do setor medicinal, abrangem testes de verificação de vírus, bactérias ou até mesmo de doenças ainda desconhecidas.

Os exames laboratoriais, são extremamente precisos no diagnóstico e o realizam por meio da coleta de amostras para exame, como sangue, urina, fezes, dentre outros.

É, justamente, através dos reagentes, que é possível coletar informações com certeza de resultado, pois são as reações químicas exercidas por eles, que comprovam a existência de determinada irregularidade no organismo do paciente analisado.

Para além deste setor e se atentando ao industrial, as análises realizadas também são de extrema importância, para que se mantenha o controle da qualidade dos produtos que serão vendidos pela empresa.

Ou até mesmo, em casos como o tratamento de água e esgotos, manter a qualidade mínima da água de cada categoria para consumo.

Os principais reagentes químicos, mais utilizados em indústrias ou laboratórios, são classificados conforme o seu grau de pureza, que pode ser alto ou baixo.

Sendo que as purezas de baixo grau (impurezas), podem ser descartadas através de processos químicos de purificação.

Devido à grande importância da qualidade e precisão destas análises, principalmente na área médica, os reagentes devem possuir alta pureza e respeitar os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Sobre a compra e venda de reagentes químicos para laboratório, somente com base nestes padrões, é possível afirmar que há plena segurança e confiabilidade na qualidade destes produtos.

Em termos de controle, com cuidado e minúcia, deve-se atentar aos cuidados de armazenamento e fazer uma lista de reagentes para laboratório de química.

Todos esses reagentes são compostos potencialmente perigosos e, devido a isso, faz-se necessário o uso destes com todas as medidas de segurança cabíveis.

Categorias de reagentes

Todos os reagentes são classificados em diversas categorias. Esses tipos de reagentes químicos podem ser:

  • Puros: são os utilizados em processos de laboratório no geral;
  • Técnicos: utilizados primordialmente em processos industriais;
  • USP: utilizados na indústria farmacêutica (sigla em inglês para United States Pharmacopeia);
  • Food Grade: utilizados na indústria alimentícia;
  • P.A.: utilizados especialmente em análises e experimentos químicos;
  • Espectrograficamente puros: utilizados em análises espectroscópicas;
  • Cromatograficamente puros: utilizados em análises de alta sensibilidade, que exigem reagentes de alta pureza;
  • Biologia molecular: são reagentes que proporcionam igual influência sobre as substâncias de uma reação, porém, são utilizados de maneira específica.

Também, com o mesmo cuidado, deve-se atentar ao armazenamento e à realização da lista de reagentes para laboratório de química.

Comércio de reagentes

Empresas sérias, que trabalham com a comercialização destes produtos, devem se responsabilizar com as devidas especificações de cada um e, além disso, disponibilizar essas informações (ficha de segurança), em plataformas de fácil acesso ao consumidor.

Dentre as informações necessárias, constam detalhes sobre o correto armazenamento dos reagentes, como deve ser feito o seu descarte, qual a sua validade máxima e como devem ser utilizados.

Em relação aos reagentes químicos para laboratório preço: estes variam de acordo com a categoria à qual pertencem, tanto quanto à sua pureza, seu nível de concentração e sua facilidade (ou dificuldade), de obtenção.

De uma forma geral, pode-se assumir que estas substâncias possuem ótimo custo-benefício e isso se deve ao fato de que é possível obter, através destas, um desempenho muito alto no que se propõe com elas.

São produtos que geram bom rendimento. O que mais se especula entre os compradores de reagentes, é onde comprá-los por um bom preço e com qualidade.

Há uma demanda muito grande por este produto, graças a sua vasta aplicabilidade e, por isso, muitas vezes, empresas cobram preços absurdos por eles.

No caso de empresas que possuem altas demandas destes reagentes químicos, o ideal para adquiri-los a baixos preços e, consequentemente, de forma mais acessível, é comprá-los diretamente da fonte.

Com uma distribuidora do segmento (ao invés de por intermédio de revendas).

Com isso, há maiores chances de encontrá-los a preço de atacado e de a compra ser realizada com segurança, sem violação ou alteração de mercadoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *