Como se tornar uma maquiadora de sucesso?

A profissão de maquiadora está em grande crescimento em todo o Brasil, isso está demonstrado através de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Segundo os dados, o mercado de beleza no Brasil cresceu muito, num percentual de 567%, por isso a quantidade de portas abertas foi de mais de 480 mil vagas de trabalho. Então, certamente é um mercado promissor que inclui o maquiador nesse número todo

Porém para alcançar certo nível, alguns passos devem ser seguidos, estes que serão muito importante se forem considerados como devem, então vamos para alguns deles.

Veja como se tornar uma maquiadora de sucesso

Muitas pessoas dominam a arte da maquiagem, porém, não são tão vistas e valorizadas como deveriam, principalmente pelo alto nível de concorrência no mercado em questão. Pensando nisso, listamos algumas dicas que podem te ajudar! Confira:

1 – Comece fazendo um curso profissionalizante

Não tem como você ser um bom profissional sem ter um conhecimento profissionalizante ou ter pelo menos acompanhado grandes maquiadores, não é verdade? Então, investir em cursos online certamente ajudará muito nesse processo.

Busque escolas renomadas de maquiagem para que você aprenda com grandes maquiadores, porque embora você saiba o básico, as exigências dos clientes são muito grandes, então é muito importante que se aperfeiçoe e consiga chegar além da maioria.

Um outro detalhe importante é investigar se o lugar onde vai fazer o curso é bem requisitado, mas no caso de começar um curso online de maquiagem, é importante que veja na plataforma o que será oferecido e como os profissionais vão interagir com você.

Isso tudo é muito importante para que a carreira que pretende seja muito promissora, bem como para ter certeza que te ajudará a ser um profissional de verdade.

2 – Use produtos e materiais de qualidade

Quando alguém deseja realmente desenvolver um negócio sério, provavelmente vai investir no melhor em tudo que puder. Então ao lidar com pessoas, é importante que seja oferecido aquilo que chamará a atenção delas desde o início e passará uma certa confiança.

Dessa forma, tanto os cursos de maquiagem devem ser de qualidade como os produtos e materiais, afinal você não quer que a sua imagem fique comprometida. Então tudo deve ser de uso profissional, desde a make até os acessórios completos.

Conforme você vai tendo as aulas é importante que compre tudo que puder para assim já  manusear cada material, sabendo exercer a pressão adequada de cada um deles ao aplicar na pessoa, aprendendo cada tipo de movimento.

Além disso, busque uma lista de todos os produtos essenciais como:

  • Delineador;
  • Batons;
  • Bases;
  • Pós;
  • Blush;
  • Rímel;
  • Entre muitas outras coisas.

Contar com todos os produtos em mãos, também é algo que agrega relevância e comprometimento da sua parte.

3 – Mostre o seu trabalho e redes sociais

Embora muitos usem as redes sociais só para comunicação, ela também pode ser usada para uma comunicação diferente, por exemplo para promover o seu serviço, dessa forma várias pessoas saberão de seu trabalho, como também que nível de profissional você é.

Levando isso em consideração, mostre nas redes que tipo de trabalho de maquiagem você faz. Afinal, fazer maquiagem muitos sabem por aí, mas é de modo profissional?

Por isso crie logo um perfil bem destacado e caprichosamente, busque redes como Facebook e Instagram, porque elas estão em alta, assim você pode divulgar o seu trabalho, mostrando muitas fotos, vídeos e dicas.

Busque sempre atualizar a sua página e conquiste as pessoas para o seu nicho de maquiagem, faça tutoriais e tenha cada vez mais clientes. Além disso, deixe os seus contatos sempre à vista, como telefone comercial e e-mail.

4 – Observe sempre as tendências

Todos nós sabemos que as modas e muitas outras coisas estão sempre se atualizando, não é mesmo? Com a maquiagem não é nada diferente, por isso você deve sempre está acompanhando as novas tendências.

Isso faz com que você esteja sempre atualizada, permitindo que aprenda técnicas novas e tenha outros materiais que foram recém lançados. Todo esse processo fará com que você apresente algo novo para os clientes, ou saberá as novidades que elas pedirem.

Para isso é bom sempre acompanhar workshop, vários eventos, sempre acessar blogs que são especializados na área da moda e maquiagem, fazer cursos de novas técnicas, entre outras coisas.

5 – Treine bastante

Um ditado diz que tudo na prática muda, e isso é verdade, sem colocar em uso o conhecimento teórico não terá como ter uma experiência para realizar o trabalho.

É por isso que existem manequins apropriados para treinar maquiagem neles, dessa forma, você poderá praticar, muitas vezes até ficar expert. Porém é importante que faça isso nas pessoas, então que tal nas amigas?

6 – Respeite o gosto e preferência de cada cliente

Esse é um grande detalhe a ser colocado em prática, porque você deve conhecer mais o seu cliente, então faça perguntas, por exemplo, sobre o local que ela pretende ir, o tipo de roupa que usará, o que pensa sobre certo tipo de maquiagem, etc.

Então sugira, sem impor nada, para que assim a clientela possa se sentir mais aberta e confiante. Esse tipo de diálogo é o que ajudará a traçar o perfil do cliente e dar as sugestões. Porém, embora possa apresentar um estilo, é importante que respeite o desejo.

Além disso, você passará por certas situações em que a cliente vai querer alguns produtos e estilos que não concorda, mas deve respeitar a opinião dela, ou seja, mesmo que seu trabalho profissional mostre que não é o melhor, use mesmo assim.

Entenda que todo tipo de trabalho tem o seus problemas específicos e que muitos outros passam por esse tipo de situação, então não se preocupe, trate com naturalidade. 

Outra dica muito importante é não insistir nem discutir com o cliente em nenhuma situação, ele deve notar que você é uma pessoa qualificada e fará o que pediu, mesmo que não concorde, isso trará respeito e confiança.

Considerações finais

Considerando tudo apresentado nesse artigo, é importante que seja colocado em prática, porque todo o trabalho profissional exige um certo empenho e muita dedicação em tudo, começando num curso e desenvolvendo tudo na prática.

Aposte agora em um curso de maquiagem online, esta é uma opção barata e bastante rápida. Mas ainda assim é uma garantia de que você terá capacidade de ter ganhos incríveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *