Como equilibrar a beleza e a saúde do corpo?

Saúde e beleza são dois elementos que precisam caminhar juntos, mas não são todas as pessoas que têm essa compreensão. O que se vê é que o mercado de beleza e estética está em ascensão, com produtos inovadores que prometem milagres.

Eles acompanham as necessidades dos consumidores e dos profissionais da área para que possam atender pessoas que constantemente buscam pelo aperfeiçoamento e querem se sentir satisfeitas com sua própria imagem.

Com o crescimento do empoderamento feminino, cuidar da aparência é cada vez mais comum e as pessoas investem em tratamentos estéticos que chegam a ser incluídos no orçamento mensal.

Isso é muito comum no universo feminino e as mulheres cuidam do cabelo, da pele, das unhas e de várias outras partes do corpo, algo que movimenta muito o mercado de estética e abre espaço para profissionais do setor.

Em diversos países, salões de beleza e centros estéticos estão cada vez mais lotados, mas essa procura intensa não acontece da mesma forma no setor da saúde.

Por conta disso, o artigo vai mostrar os impactos de focar apenas na aparência em detrimento da saúde, como encontrar equilíbrio nesses cuidados e quais são os aspectos mais importantes para promover a beleza interna e externa.

Também vai mostrar os tipos de exercícios físicos mais indicados para a saúde e a estética, além de falar um pouco mais sobre os cuidados alimentares necessários para a beleza e a saúde do corpo.

Impactos de focar apenas na aparência

Focar apenas na aparência em detrimento da saúde do corpo traz muitos impactos negativos, visto que saúde reflete beleza. Muitos profissionais entendem que cuidar da beleza é um zelo pela saúde, e isso envolve o trato com o corpo e a mente.

As pessoas não devem se submeter a tratamentos estéticos que possam ser agressivos para o organismo, visto que não são recomendados por nenhum profissional da saúde, como um cuidador de idoso noturno.

É muito bom cuidar da pele, fazer as unhas, ter cabelos bonitos e sedosos, mas o corpo deve estar em dia com outros cuidados também, como:

  • Alimentação saudável;
  • Check-ups anuais;
  • Exercícios físicos;
  • Usar protetor solar.

De qualquer forma, os cuidados com a beleza colaboram com a saúde mental porque ajudam a manter corpo e mente em sintonia. Consequentemente, a pessoa consegue ter mais qualidade de vida.

Com as mudanças na sociedade, os cuidados com a estética deixaram de ser vistos como superficiais e se tornaram um investimento. Mesmo assim, a atenção com a saúde deve vir em primeiro lugar, pois o bem-estar é insubstituível.

Buscando um equilíbrio saudável

Realizar procedimentos como mamoplastia levantamento é importante para se sentir bem com a própria imagem, mas os adeptos precisam encontrar um equilíbrio saudável entre os cuidados estéticos e os hábitos de vida.

Mas nem todos conseguem equilibrar esses aspectos, no entanto, é perfeitamente possível fazer isso, seguindo alguns passos como:

  • Planejar a rotina;
  • Beber água;
  • Cultivar vínculos afetivos;
  • Criar hobbies;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Alimentar-se bem.

Em primeiro lugar as pessoas precisam saber planejar a própria rotina, visto que não ter organização prejudica a conquista dos objetivos.

Um planejamento simples e conciso é o suficiente, por exemplo, anotar as atividades que precisa fazer no dia seguinte, colocando-as em ordem de prioridade.

Consumir água em quantidade adequada ajuda a manter o corpo hidratado, facilita a digestão e melhora a pressão sanguínea. Para não se esquecer, uma dica é manter uma garrafa de água sempre por perto.

Manter relações saudáveis faz bem para o corpo, para a mente e para as emoções, por isso, é fundamental cultivar vínculos de qualidade e manter por perto as pessoas que aumentam os níveis de satisfação e realização.

Ao contrário do que muitos pensam, os hobbies não são supérfluos, pois melhoram o estado emocional e o humor.

Quanto à prática de exercícios físicos, como pilates para homens, é um hábito muito importante porque melhora o condicionamento físico, ajuda na manutenção do peso, controla os níveis de gordura e traz sensação mais agradável.

Mas tudo isso só vai funcionar se a alimentação for saudável, pois o objetivo do alimento é nutrir o organismo. Deve-se consumir frutas, legumes e verduras, além de evitar frituras e excesso de sal.

Equilíbrio entre beleza interna e externa

A verdade é que a beleza possui várias dimensões, sendo a beleza interior e a beleza exterior, e a primeira se reflete diretamente na segunda. As crianças são uma prova disso, pois todas elas possuem uma beleza sutil.

São criaturas que não precisam de cosméticos porque sua beleza é expressa pelo próprio interior. É algo que parte do estado da mente e já é mais do que provado que o estado emocional de uma pessoa se reflete em seu estado físico.

Um cuidador de deficientes pode provocar uma sensação de bem-estar em seu paciente e essa sensação será vista exteriormente.

O equilíbrio é justamente cuidar dos sentimentos, pensamentos e emoções para que possam se espelhar na pele, no cabelo e na aparência física como um todo. Mais do que deixar as pessoas bonitas, a saúde emocional também deixa o corpo mais saudável.

Quais são os melhores exercícios físicos?

Os exercícios físicos também ajudam a equilibrar a estética e a saúde do corpo, e existem alguns tipos que são mais indicados para quem quer alcançar esse objetivo.

Um deles é a natação, visto que trabalha quase todos os músculos do corpo, e nadar regularmente por 30 a 45 minutos é o mesmo que fazer um treino aeróbico, depois aumenta a frequência cardíaca e melhora a saúde do coração.

Quem vai se submeter a uma abdominoplastia masculina pode praticar natação porque se trata de uma atividade de baixo impacto, ideal também para pessoas de terceira idade que possuem artrite.

Os treinamentos de força também são muito indicados, e eles utilizam o peso do próprio corpo, pesos livres e halteres para aumentar a resistência contra a gravidade.

Especialistas indicam esse exercício para reduzir a gordura corporal e aumentar a massa magra. Também é ótimo para desenvolver a força dos ossos, acelerar o metabolismo e queimar calorias.

A caminhada é um exercício que parece insignificante para muitas pessoas, mas a verdade é que andar por poucos minutos melhora consideravelmente a saúde.

Cientistas descobriram que andar pelo menos 20 minutos por dia aumenta a expectativa de vida, por outro lado, o sedentarismo é muito comum entre pessoas obesas.

Outro estudo sobre o mesmo assunto também descobriu que pessoas que andam 30 minutos, durante 4 dias na semana, estão menos sujeitas a perda de memória, além disso, conseguem reduzir a depressão.

Em uma casa de repouso perto de mim, os hóspedes costumam se exercitar diariamente, mas além disso, também se alimentam com uma dieta equilibrada.

Cuidados alimentares para beleza e saúde

Conquistar beleza e saúde também depende dos hábitos alimentares, e existem alguns alimentos que são verdadeiras fontes de beleza e saúde. Entre eles está o peixe, uma fonte muito rica de ômega 3 e proteínas leves.

O ideal é que o peixe seja servido como grelhado ou ensopado, devendo dar preferência para peixes de água salgada e profunda, como salmão, sardinha, arenque e atum.

Tanto a beleza quanto a saúde também dependem das hortaliças porque elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais. As verduras verde-escuras são ricas em nutrientes que diminuem a inflamação e os radicais livres.

Já as hortaliças a laranja das são ricas em betacaroteno, um antioxidante muito importante, por isso, é fundamental fazer um rodízio entre as hortaliças para receber a quantidade ideal de nutrientes.

Mas além das hortaliças, também é fundamental consumir frutas porque são antioxidantes e anti-inflamatórias. Precisam ser consumidas de forma variada, visto que a cítricas possuem vitamina C e atuam como antioxidantes.

Por outro lado, as frutas vermelhas são ótimas como anti-inflamatórias, como no caso do morango. Mesmo quem está passando por aplicação de medicação domiciliar deve consumir esses alimentos, assim como as castanhas.

São alimentos ricos em selênio, um poderoso antioxidante e com gorduras boas, como as castanhas de caju, castanha do Pará, nozes e amêndoas.

Por fim, é fundamental consumir sementes e grãos integrais porque são ricos em diversos nutrientes. A linhaça, por exemplo, é fonte de ômega 3, o gergelim é rico em cálcio e fósforo e o gérmen de trigo possui ação protetora.

Considerações finais

Não é raro ouvir falar sobre pessoas que priorizam os cuidados estéticos, mas acabaram prejudicando a saúde por causa disso. Melhor do que ter beleza é ter saúde, mas a boa notícia é a possibilidade de ter os dois.

Por meio de exercícios físicos, alimentação saudável e equilíbrio entre corpo e mente, a beleza e a saúde começam a fazer parte do dia a dia, trazendo mais qualidade de vida e bem-estar.