Clareamento dental ou as facetas de porcelana? Quais as vantagens de cada um deles?

Na área odontológica, há dois procedimentos estéticos que visam a melhoria do sorriso: os dentes de porcelana e o clareamento dental. Entretanto, os dois métodos possuem etapas de processo e características distintas.

O processo de clareamento dental é feito através de um agente clareador que entra em contato com os pigmentos superficiais e profundos do dente, penetrando e reagindo quimicamente.

Esse processo químico ocorre quando o oxigênio livre quebra as moléculas do pigmento do dente em moléculas ainda menores dentro da estrutura dental (esmalte e retina).

E então, os dentes se apresentam num aspecto mais claro em consequência do maior reflexo de luz que as moléculas menores permitem. O processo pode ser realizado em quatro maneiras:

No processo, é recomendado ingerir alimentos sem corantes

No clareamento dental e a laser é usado o mesmo princípio para ativar o clareamento: perióxido de hidrogênio ou gel clareador.

Quando esse produto é aplicado, os dentes o absorvem e destroem as moléculas dos pigmentos que escurecem os dentes. Desta forma, passam a ter uma aparência mais branca.

A diferença é que no método caseiro é usado uma moldagem protética com o gel clareador para inserir nos dentes durante o período noturno do sono. A sua principal característica é o alto nível de durabilidade.

Já no método a laser, é utilizado uma concentração maior do produto, uma vez que a técnica só é realizada no consultório do dentista.

O Aparelho de clareamento dental nesse método, como o nome indica, é um laser de baixa potência que estimula e acelera o processo. A principal característica é, desta forma, a rapidez para o clareamento.

O método conjugado, portanto, é a conciliação do dois tratamentos – caseiro e a laser. As Sessões de clareamento dental são trabalhadas de formas conjuntas a fim de obter o melhor de cada um: a alta durabilidade de um e a rapidez operacional do outro.

O Clareamento dentes sensiveis é feito, também, a partir de alguns desses métodos (caseiro, a laser ou conjugado).

Com a diferença de que há etapas no processo para tratar a hipersensibilidade dentária. É necessário iniciar, pelo menos duas semanas antes, a utilização do creme dental, específico para esse caso e indicado pelo dentista, para escovação e/ou massageamento.

Esses cremes dentais possuem um gel dessensibilizante que penetram nos dentes e produzem uma camada protetora diminuindo, assim, a sensibilidade.

Após o encerramento do processo para Clarear dentes sensiveis, deve-se continuar por algumas semanas o uso do creme dental.

Como funciona as facetas de porcelana?

Facetas de porcelana são uma das possibilidades de tratamento odontológico e estético. Tratam-se de próteses bem finas aplicadas nas superfícies dos dentes naturais a fim de cobri-los.

Este revestimento é indicado para reparar danos em pacientes que estejam com os dentes trincados, com dentes que possuam manchas, para dentes que estejam desalinhados, com um espaçamento considerável entre eles ou que sejam de tamanhos diferentes – corrigindo sua posição – e para encobrir uma cor indesejada.

Atualmente, o material mais utilizado nesses procedimentos é o dissilicato de lítio, uma variação da porcelana tradicional que, em suas restaurações dentárias, apresenta maior taxa de resistência.

Além disso, esse material oferece uma variação de espessura, principalmente as mais finas.

O avanço dos produtos de união, ou seja, que proporcionam a colagem entre o dente e o dissilicato de lítio, confere maior eficiência e assegura a qualidade do tratamento.

Uma resposta para “Clareamento dental ou as facetas de porcelana? Quais as vantagens de cada um deles?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *