Entenda como funciona uma casa de repouso para idosos

O envelhecimento é parte natural da vida e a senilidade não deve ser tratada como tabu, como se fosse vergonhosa.

Durante a vida, os pais cuidam dos filhos, principalmente nas horas em que mais precisam, quando não podem cuidar de si mesmos, seja na infância ou em caso de doença.

E na terceira idade, muitas vezes, os pais precisam que esse favor seja retribuído. É comum que, com a idade avançada, venham também a ter problemas de saúde.

Ou senilidade que faça com que os idosos precisem de atenção extra, durante todo o tempo, e isso é normal.

Muitas vezes, a pessoa com idade avançada, ainda mantém as capacidades cognitivas, mas o corpo não responde.

Por vezes, eles sofrem de problemas nos ossos, músculos, visão ou audição, que exigem que tenham um acompanhamento durante todo o tempo.

Ainda que o idoso seja capaz de realizar suas tarefas básicas pessoais, em alguns casos, outros fatores podem exigir que se tenha outra pessoa alerta o tempo todo, que possa prestar hábil socorro.

Esses são os casos de idosos que sofrem de problemas cardíacos ou respiratórios, por exemplo, ou qualquer outro tipo de problema de saúde, onde seja perigoso que a pessoa fique sozinha, na iminência de risco de uma crise.

Cuidar da saúde é demonstrar preocupação e amor

Quando éramos crianças, a maioria de nós passou por escolas, creches, tutores e cuidadores e isso não significou necessariamente que os pais eram irresponsáveis.

Mas sim que, se importavam o suficiente para saber que não podiam nos deixar sem supervisão adequada. E esse é o problema, muitas vezes, com o processo natural do envelhecimento.

A maior parte das pessoas, não tem como tirar o tempo necessário para o cuidado integral dos pais ou parentes idosos e, por vezes, não há ninguém da família disponível para executar essa função tão necessária.

Mas isso não significa desleixo, só significa que as pessoas têm responsabilidades, que demandam tempo.

Há um tipo de estabelecimento preparado para receber idosos, onde até o bebedouro é pensado de forma que facilite o acesso para eles, que é o bebedouro pologel.

Não deixe que seu parente se sinta como um fardo pesado

O sentimento de negligência, muitas vezes, faz com que os parentes exerçam o trabalho e o cuidado de maneira insuficiente, ao tentar fazer tudo sozinhos, e isso é um problema.

Esse esforço, embora pareça (e seja realmente) louvável, por vezes, não é a melhor opção, pois gera dificuldades para o parente e constrangimento para o idoso, pois ele pode achar que é um “peso” para o parente.

Pois, os parentes se sentem culpados ao precisar de ajuda e os idosos se sentem, por vezes, mal por precisar de ajuda, também. Esse constrangimento não deveria acontecer.

A procura por casas de repouso para idosos em SP, pode ser a solução para vários casos. A casa de repouso não simboliza uma transferência de responsabilidade, mas sim, uma consciência de que se precisa de ajuda.

As casas de repouso são ideais, principalmente para os idosos que precisam de cuidados ou atenção 24h, e que não têm parentes que possam suprir essa necessidade devidamente, ainda que desejem.

Muitos idosos, preferem as casas de repouso, porque lá terão companhia de outros na mesma situação, e não se sentirão um fardo para seus filhos.

Um dos fatores mais importantes na escolha de uma casa de repouso preço, é a distância, pois isso, se somará ao custo do serviço, com gasolina e tempo.

Como foi dito, a casa de repouso não substitui a responsabilidade, só traz o auxílio. O idoso pode ter visitas regulares e todo o cuidado e gratidão que teria, mesmo se morasse com os parentes.

Se você mora em São Paulo, procure uma casa de repouso em São Paulo mesmo, para poder dar o cuidado e atenção que seu parente precisa e merece. Os preços variam muito, mas podem ser achadas por cerca de R$2.500,00.

Se você tem espaço físico e tempo para que seu parente more com você, mas precisa de alguém para ficar com ele durante seu expediente de trabalho, talvez o ideal seja contratar um cuidador de idosos, que irá até sua casa oferecer a atenção necessária.

Além do cuidador de idosos, outra opção é a creche para idosos (ou day-care).

Semelhantemente à casa de repouso, é um estabelecimento que oferece os cuidados necessários, só que em período parcial. Elas possuem:

  • Enfermeiros preparados;
  • Técnicos de cuidados aos idosos;
  • Cuidados com a medicação do idoso;
  • Outros idosos para que possam compartilhar e se relacionar;
  • Atividades voltadas para a terceira idade;
  • Aparato apropriado em casos de emergência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *