Cadeiras de rodas: tudo o que você precisa saber sobre esse universo

cadeira de rodas é um equipamento extremamente útil para pessoas com mobilidade reduzida, seja essa limitação temporária ou permanente.

O aparato permite a locomoção dentro de casa e também pela cidade, de modo que a pessoa com alguma redução de movimentos detém alguma liberdade.

Existem alguns tipos de cadeiras para diferentes necessidades. Conheça:

Tipos de cadeiras de rodas

As cadeiras de rodas podem ser de dois tipos: manual e motorizada.

Para escolher a melhor opção é preciso considerar alguns aspectos como a mobilidade que o usuário tem nos membros superiores e se ele tem um cuidador à disposição.

Ambos os tipos são facilmente encontrados em lojas de produtos do ramo hospitalar. Basta uma busca por “Cadeira de rodas em Campinas”, por exemplo e será possível encontrar opções nesta cidade, por exemplo.

Cadeira manual

Esse tipo de cadeira exige esforço manual para sua movimentação, então para seu uso é preciso que o usuário tenha mobilidade nos braços para empurrá-la ou tenha alguém para fazer essa tarefa.

As cadeiras manuais se dividem em ativas e padrão.

O modelo ativo é voltado para movimentação do próprio usuário, tendo como características principais a leveza e a estrutura compacta, o que possibilita um gasto menor de energia do usuário.

As cadeiras do tipo padrão são voltadas para pacientes que não tem condições de movimentarem o equipamento sozinhos.

A ergonomia do aparelho favorece o conforto do usuário sentado, com assento e encostos maiores.

Cadeira motorizada

Esse tipo de cadeira privilegia pacientes com mobilidade mais comprometida dos membros, pois não serão necessários esforços de sua parte para a movimentação do equipamento.

Ela também é mais vantajosa para longos deslocamentos que exigiriam muito esforço manual. A cadeira motorizada é acionada por um controle manual.

Comprar ou alugar?

Diante de uma condição de saúde em que o uso da cadeira seja necessário pode surgir uma dúvida muito pertinente: é melhor comprar ou fazer o aluguel de cadeira de rodas?

A resposta depende muito da situação de saúde do paciente.

Aqueles que não tem a possibilidade de recuperação devem considerar como melhor opção a compra do equipamento, pois ela será utilizada por prazo indeterminado.

Por isso a importância de escolher o modelo mais adequado.

Para aqueles que precisarão do equipamento por um tempo determinado, por exemplo durante um tratamento ou recuperação de uma cirurgia, o ideal é considerar se o tempo de necessidade do equipamento será superior a três meses.

Existem casos em que os pacientes levam um ano usando a cadeira, então comprar pode ser mais vantajoso. O Aluguel de cadeira de rodas Campinas será mais vantajoso para períodos mais curtos.

O aluguel apresenta algumas vantagens como:

  • Possibilidade de usar aparelhos mais modernos;

  • Reparos e manutenção são responsabilidade da locadora;

  • Higienização e desinfecção são responsabilidade da locadora;

  • Troca imediata do equipamento em caso de defeito.

Algumas condições devem ser checadas antes da compra ou aluguel, como a entrega e montagem do equipamento, além do suporte oferecido.

Manutenção e conserto

Se você optou pela compra da cadeira saiba que como todo equipamento, ela exige manutenção.

Guardar a cadeira em um lugar protegido e longe da umidade pode aumentar o tempo de vida útil dela, evitando a necessidade de conserto de cadeira de rodas de forma precoce por falta de cuidados.

Proteger a cadeira do sol excessivo também é uma medida a ser adotada para evitar o ressecamento das peças plásticas.

O uso das cadeiras motorizadas na chuva deve ser evitado também, pois a água pode danificar toda a parte elétrica da cadeira, atingindo até mesmo o motor do equipamento.

Também faz parte dos cuidados com a cadeira mantê-la adequadamente higienizada, evitando que sujeiras acumulem nos seus eixos prejudicando a movimentação.

Não é indicado lavar as cadeiras, principalmente as elétricas, devido à baixa resistência do equipamento à água.

É possível proteger ainda mais o equipamento e aumentar sua durabilidade com o uso de revestimento no assento e no encosto, que são áreas que sofrem bastante desgaste com o uso prolongado.

Existe revestimentos capazes de ajudar até mesmo na correção postural do usuário.

Com o passar do tempo, mesmo tomando todos os cuidados poderá ser necessário fazer uma Reforma de cadeira de rodas completa, de forma a recuperar itens que já apresentam excelente desempenho.

Depois de um bom tratamento em um local especializado, sua cadeira estará como nova!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *