Benefícios dos alimentos marinhos

Quem não adora um peixe? Pode ser um salmão, ou talvez uma sardinha, ou mesmo um camarão à milanesa, o fato é que peixes e frutos do mar são realmente saborosos. Além do sabor e da versatilidade no preparo, esses frutos trazem consigo, uma leva de benefícios a nossa saúde.

Neste artigo, iremos abordar alguns desses alimentos e discorrer sobre as vantagens que eles trazem ao serem consumidos, tanto para a saúde como para o dia a dia das pessoas. Então, continue sua leitura e vamos conhecer quais peixes e frutos do mar podem se encaixar melhor ao seu cardápio.

Sardinha

A saudosa e popular sardinha, que já foi considerada a prima pobre dos pescados, é rica em componentes nutritivos e que auxiliam em nossa saúde. Como exemplo de um nutriente muito importante para a nossa saúde temos o ômega 3.

Essa gordura “do bem” é fundamental para a saúde do coração e também ajuda a evitar males como o câncer. Em suma, esses pescados que contém ômega 3, auxiliam na diminuição do risco cardiovascular, o que é muito recomendado àqueles que têm maior propensão a infartos.

Ela é uma fonte rica em vitamina D, que é ideal para a absorção de minerais como cálcio e fósforo e a sardinha em lata ajuda muito com esse componente.

Talvez, algum cético ainda duvide das propriedades benéficas do peixe e ache a carne vermelha mais nutritiva e benéfica.

Mas, na verdade, a sardinha oferece tantas proteínas quanto a carne vermelha. Pra você ter uma ideia, 100g de sardinha assada tem quase a mesma porção de que um filé-mignon grelhado.

Basicamente, uma dieta rica em proteínas está diretamente ligada à redução da pressão arterial, ao controle do diabete e uma menor propensão de diagnóstico de câncer.

Ostra

As ostras não são uma opção tão comum de serem consumidas. Dificilmente são encontradas no cardápio diário das pessoas. Mas, o que poucos sabem é que a ostra é um alimento incrivelmente nutritivo e com uma infinidade grande de benefícios à saúde.

Elas são ricas em minerais como o zinco, fósforo e potássio e ainda tem valores interessantes em relação a vitamina B12 e cálcio.

Em comparação, pode-se observar que as ostras são mais ricas em zinco que um bife de frango cozido,por exemplo.

Para que se tenha uma ideia, este nutriente está envolvido em atividades de diversas enzimas e desempenha papel fundamental no quesito imunitário, por isso, sua tamanha importância para grávidas, crianças ou aqueles que desejam ganhar massa muscular.

São vantagens do consumo da ostra:

  • Baixo teor calórico;
  • Reduzem a ansiedade;
  • Melhoram a saúde vascular;
  • Bom valor proteico, entre outras.

Mariscos

Os mariscos, assim como os camarões ou as lagostas, são muito ricos em minerais que são essenciais e, assim como a sardinha, são principais fontes de ácidos gordos, o denominado ômega 3.

Além disso, os mariscos são ricos em proteínas, vitamina B12, cálcio, zinco, selênio e ferro. Os mariscos, além de altamente nutritivos são pouco calóricos.

Com a presença das gorduras boas, os mariscos auxiliam na prevenção de ritmos cardíacos irregulares e facilitam enormemente a variabilidade entre os batimentos, o que reduz o risco de arritmia.

Mexilhões

Basicamente, caso você não saiba, o mexilhão é um tipo de animal que vive nas zonas intertidais, que são fixos pelo bisso às rochas costeiras.

Não se é muito comum pensar em moluscos como importantes fontes de nutrientes.

Mas, por exemplo, mexilhão de lábios verdes, que comumente são encontrados na Nova Zelândia, tem uma riqueza gigantesca de nutrientes e benefícios para a saúde e, devido a isso, há um consumo secular desse fruto do mar.

Inclusive, essa espécie de mexilhão tem um grande impacto sobre a artrite. Pesquisas já revelaram que as propriedades do mexilhão de lábios verdes, estimulam a formação de leucotrieno, o que auxilia na redução da inflamação, que é a principal causa da artrite.

O peixe e frutos do mar são uma ótima pedida para o cardápio de sua casa. Além de altamente saborosos e versáteis no quesito preparação de receitas, eles também representam um grau gigantesco de nutrientes, vitaminas e gorduras boas.

Tudo isso influencia na saúde de nosso coração, de nosso corpo em geral e até mesmo de nosso cérebro.

Então, para o jantar dessa semana, talvez você deva considerar esses alimentos. São saudáveis e altamente deliciosos.

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