Ambiente empresarial e qualidade de vida

O ambiente empresarial é o espaço que mais demanda tempo e dedicação das pessoas. Trabalhando de oito a mais horas diariamente, as pessoas passam mais tempo em seus locais de trabalho que em suas casas. Com essa mudança, as empresas buscam, para se destacarem e serem mais valorizadas, oferecer ambiente melhores e mais saudáveis aos seus funcionários.

De acordo com as normas e legislações trabalhistas, é obrigação das empresas prover aos seus funcionários um local estável e seguro, permitindo que suas atividades sejam bem desenvolvidas e orientadas, sem riscos a sua integridade física e mental.

Desse modo, as empresas modernas têm investido em programas e ações que estimulem o cuidado à saúde física e mental de seus colaboradores.

As empresas que adotam esses projetos possuem um cronograma completo de ações que envolvem projetos de parcerias com clínicas, academias e empresas para realização de consultas e exames periódicos, desde o ingresso dos funcionários até seus eventuais desligamentos.

Academias empresariais

Algumas organizações e empreendimentos comerciais possuem um vasto e segmentado espaço interno, que permite o desenvolvimento de diversas áreas e sessões.

Desse modo, algumas delas investem em academia nas empresas para que os colaboradores possam praticar alguma atividade física, contribuindo para que eles tenham hábitos e uma qualidade de vida mai saudável.

Com isso, os funcionários podem treinar antes ou após o expediente de trabalho e ter um equilíbrio entre a saúde física e mental.

Além disso, os exercícios fazem com que os funcionários tenham um desempenho profissional melhor, pois a atividade física promove ao corpo de seu praticante:

  • Mais energia e disposição;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Diminui o estresse;
  • Aumenta a autoestima.

Além disso, a prática regular de atividade contribui para evitar ou combater doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, obesidade, diabetes e hipertensão. Por fim, isso permite que os funcionários possam exercer o autocuido com a saúde.

As empresas que não dispõem de espaços físicos para implantação de um local para treino pode realizar parcerias com academias, fazendo com que seu funcionário tenha isenção ou pague um valor mais barato na mensalidade.

Além disso, as academias promovem uma variedade de treinos e modalidades em dupla, como o treino funcional em dupla, dando mais disposição e incentivo a pratica de exercícios.

Incentivo a hábitos mais saudáveis no ambiente empresarial

Além das academias, as empresas que prezam pela saúde dos colaboradores também os incentiva a adotar hábitos mais saudáveis, por isso, investem em profissionais da área da saúde para monitorar e acompanhar a saúde dos funcionários.

Conduta realizada a partir do exame admissional para assistente administrativo ou para qualquer outro cargo dentro das organizações, esse exame é obrigatório, mas que ao decorrer da permanência dentro da empresa outros processo e métodos são aplicados.

Um deles já é bem comum às organizações, permitindo uma pausa de 15 minutos para o alongamento dos músculos evitando doenças por esforços repetitivos ou posturas indevidas.

A ginástica laboral também pode ser praticada por todos os funcionários. Podendo ser uma ação dirigida e obrigatória, ela faz com que as pessoas se alongam ao incio das atividade, ao meio do dia e ao final do trabalho, evitando inflamações das articulações e tendões, além de dores corporais.

Assistência médica

Mesmo tendo hábitos mais corretos que permitam um estilo de vida mais equilibrado, o cuidado com a saúde precisa ser completo.

Portanto, além da alimentação e exercícios regulares, as pessoas precisam de acompanhamento médico para assegurar que todas as funções corporais estão boas.

Assim, as empresas solicitam exame periodico dos seus funcionários, um check up completo a cada seis meses ou um ano, dependendo das atividades e perigos que os trabalhadores são expostos.

O procedimento pode ser realizado internamente, no ambiente de trabalho, com o médico do trabalho e que é responsável pelo monitoramento de todos os trabalhadores.

Outra opção é realizar uma parceria com laboratórios e consultórios que fazem as devidas analises clinicas e diagnósticos pontuais sobre os principais aspectos da saúde dos trabalhadores.

Com isso, as empresas e demais ambientes conseguem assistir todos os aspectos da saúde, valorizando os funcionários e, ao mesmo tempo, otimizando os processos internos da organização.

Ao permitir que os funcionários tenham mais qualidade de vida e valorização da instituição que atuam, contribuindo para o desenvolvimento de uma identidade empresarial sólida, é possível agregar valor aos seus consumidores e promover um diferencial competitivo no mercado que permita a sua permanecia ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *