Acompanhe as principais necessidades para equipamentos hospitalares

A engenharia clínica se trata de uma pesquisa que se originou-se da engenharia biomédica e que, com a utilização de conhecimentos dos ramos dessa área e técnicas de gerenciamento, discute a gestão da saúde a fim de fornecer uma otimização nos cuidados ao paciente.

De modo geral, uma empresa de calibração de equipamentos hospitalares indica a verificação do maquinário que se pretende calibrar, garantindo que possui algum elemento indicador de escala de grandeza, quer seja display digital ou ponteiro analógico. Caso não possua, não é um equipamento passível de calibração.

As estratégias de gestão da utilização da tecnologia se dá pela engenharia clínica.

Para que os hospitais possam evidenciar a conformidade de seus equipamentos é preciso apresentar os certificados de calibração dos calibração dos equipamentos médicos, comprovando assim que há sistema de garantia de qualidade.

Itens como esfigmomanômetros e balanças tem seu controle metrológico regulamentado pelo INMETRO.

Já a ANVISA, atua ainda de forma bastante restrita, com fiscalização mais voltada para equipamentos de bancos de sangue e laboratórios.

A assistência deverá ser feita sendo métodos dotados de profissionais experientes e preparados, que tenham a capacidade de realizar diversos cargos de manutenção, prevenção e correção.

A manutenção e sua importância

Aparelhos com a manutenção em dia são mais seguros para os doentes e o pessoal médico.

Quando dispositivos são rotineiramente inspecionados e com a manutenção adequada por empresa de manutenção de equipamentos hospitalares credenciadas, possíveis problemas podem ser identificados e resolvidos antes das falhas dos maquinários.

Executar a manutenção de rotina em seu equipamento hospitalar, também pode permitir que as instalações possam operar de forma mais eficaz.

Através de uma abordagem proativa para a reparação e manutenção de um equipamento médico, você pode agendar um horário para a sua reparação, sem ter que comprometer as necessidades de seus pacientes.

A manutenção preventiva tem como objetivo o aumento da vida útil do equipamento, que inclui um bom funcionamento, melhor desempenho, maior segurança e, consequentemente, a redução de custos em relação a uma manutenção corretiva, que muitas vezes pode envolver a compra de um novo equipamento, gerando mais despesas.

A manutenção pode poupar dinheiro de forma significativa. A substituição completa de um dispositivo ou um reparo de emergência são frequentemente mais caros do que a manutenção de rotina.

Algumas dicas podem ajudar a manter o equipamento em bom estado de funcionamento e economizar:

  • Realizar manutenção de acordo com o protocolo;
  • Não espere o equipamento dar problema;
  • Respeite as recomendações com o uso do aparelho;
  • Pesquise empresas e valores antes de fechar negócio;
  • Verifique se o equipamento ainda está na garantia;
  • Faça um check-up geral.

Origem e aplicações do conserto de equipamentos

As primeiras iniciativas de engenharia clínica surgiram em meados dos anos 80, com a chegada ao mercado de profissionais oriundos de centros de formação acadêmica que estabeleceram as primeiras empresas voltadas para essa área, ou que foram contratados por hospitais de visão moderna.

Em um mundo onde novas tecnologias surgem a todo tempo, acompanhando a necessidade humana no dia-a-dia, a automação hospitalar e empresa de engenharia hospitalar também vem ganhando cada vez mais espaço.

E esse fenômeno traz consigo inúmeros benefícios às instituições, aos funcionários e, principalmente, aos pacientes.

O conserto de equipamentos hospitalares pode abranger: manutenção em camas hospitalares, berços hospitalares, elevadores, compressores e outros maquinários que compõem as instalações.

O profissional que trabalha com a engenharia hospitalar necessita possuir conhecimentos profundos sobre os tipos de equipamentos regulares, regulamentações que coordenam obras e as áreas hospitalares, bem como fazem ações no controle de assistências desse espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *