A importância dos detectores de radiação e dos cilindros

A medicina vem evoluindo há muito tempo e, por conta disso, cada vez mais ela consegue diagnosticar doenças em seu início, por meio de detectores.

Isso evita que algumas doenças graves, como o câncer, evoluam para um estágio mais avançado que possa colocar em risco a vida do paciente.

Os exames de imagem são os principais responsáveis pela identificação precoce de doenças e um dos mais conhecidos é o raio-x.

Tal procedimento trata-se de um exame de imagem que visa identificar problemas de saúde como pneumonia e até fraturas em ossos.

Apesar de ser importante e muito usado, o exame de raio-x exige alguns cuidados para sua realização.

Neste artigo iremos abordar alguns desses cuidados, bem como as características e a importância do uso dos cilindros na medicina. Confira.

Cuidados importantes com o raio-x

Se uma pessoa chega a um hospital com tosse intensa, presença de catarro e febre, uma das primeiras medidas adotadas pelos médicos é realizar um exame de raio-x.

Esse exame de imagem detecta doenças como a pneumonia, facilitando seu tratamento e evitando complicações mais graves para o paciente.

A pneumonia, apesar de parecer uma doença simples, pode levar o paciente à morte se não for corretamente identificada e tratada. Por isso o raio-x é um dos exames de imagem mais importantes que existe.

Apesar de sua importância, esse exame precisa de alguns cuidados quanto a sua realização.

Um desses cuidados é o teste de esfregaço, um procedimento que precisa ser realizado periodicamente e que consiste em identificar se há vazamentos radioativos que possam colocar em risco a saúde dos trabalhadores.

Esse teste é realizado nos locais que possuem radioatividade para garantir que não esteja havendo fuga do material.

E, para realizar os testes, a empresa responsável precisa seguir as recomendações do Instituto de Engenharia Nuclear e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Esse teste é realizado nas salas de hospitais e laboratórios que realizam o exame de raio-x, mas também em contêineres marítimos, dentre outros ambientes que possam conter radiação. As fontes medidas podem ser:

  • Equipamentos de raio-x;
  • Cabines de raio-x;
  • Medidores Nucleares;
  • Radiografia Industrial.

Esse controle também é realizado por meio dos detectores de radiação ionizante, dispositivos que utilizam sensores que determinam o nível de radiação presente no local que está sendo averiguado.

Esses aparelhos são capazes de detectar os mais variados tipos de radiação como alfa, beta, gama, nêutrons, raio-x.

O controle da radioatividade é muito importante, pois trata-se de algo que prejudica muito a saúde, causando diversas doenças graves como o câncer.

Apesar de exames laboratoriais como o raio-x serem importantes, esses cuidados são essenciais para evitar que a saúde dos trabalhadores seja prejudicada.

Afinal, eles estão expostos à radiação diariamente, o que torna esse trabalho um fator de risco mais elevado.

Além do exame de raio-x, existem outros equipamentos que fazem parte de tratamentos médicos importantes. No próximo tópico você irá conhecer mais um e qual a sua importância. Acompanhe.

A importância do uso do cilindro

Alguns tratamentos médicos e detectores requerem o uso de equipamentos que auxiliam no tratamento de diversas doenças.

O cilindro de oxigenio, por exemplo, é utilizado para repor a falta de oxigênio no sangue de pacientes portadores de doenças respiratórias graves como enfisema, bronquite e asma.

Contudo, é necessário muito cuidado na hora de manusear esse equipamento, como:

  • Guardá-lo em local limpo;
  • Usar na posição vertical;
  • Usar com válvula ou capacete de proteção;
  • Verificar se há vazamentos;
  • Não remover rótulos de identificação.

Esse cilindro de gases medicinais faz a diferença para quem depende da oxigenoterapia.

Esse tratamento melhora a atividade pulmonar, proporcionando a qualidade de vida necessária para o bem-estar desses pacientes, além de melhorar o sono, a memória, o humor e a disposição.

Os equipamentos utilizados pela medicina são vitais para o disgnóstico e tratamento de diversas doenças.

São indispensáveis no dia a dia dos pacientes e nas rotinas hospitalares, pois eles proporcionam mais saúde com um tratamento ou disgnóstico preciso e de qualidade.

Apesar de serem essenciais, seguros e altamente recomendáveis, o manuseio desses equipamentos e detectores precisa ser feito com cuidado, a fim de evitar prejuízos.

No que tange aos exames de raio-x, o monitoramento da radiação periodicamente irá garantir a saúde de todos os profissionais e pacientes de hospitais e clínicas. Afinal, esses são ambientes de cuidado com a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *