A importância do check-up para a saúde

A saúde é nosso bem mais precioso e precisamos cuidar bem dela. Quando estamos saudáveis, não valorizamos a saúde como se deve, mas só com ela podemos seguir em frente, para realizar nossos sonhos, cuidar de quem amamos e conquistar nossos objetivos.

Existem diversas doenças que podem atrapalhar nossos planos, desde as mais simples até as mais graves.

Mas a medicina preventiva está aí para evitar que essas doenças atinjam as pessoas e as façam perder bons momentos na vida. O check-up é uma das maneiras de garantir o bom andamento da saúde e, neste artigo, vamos falar sobre isso. Acompanhe!

A importância do check-up para a saúde

Conforme já falamos, cuidar da saúde é muito importante e não devemos procurar o médico apenas quando estamos com algum problema. Com a saúde não se brinca, por isso, é importante realizar o check-up para garantir que está tudo bem com nosso organismo.

Chamamos de check-up uma série de exames de rotina que visam a identificar, de maneira precoce, diversos tipos de doenças. Dentre os exames de check up básico, podemos citar:

  • Glicemia de jejum;
  • Hemograma;
  • Ureia e creatina;
  • Ácido úrico;
  • Colesterol total;
  • Triglicerídeos;
  • TSH e T4 livre.

Dentre esses exames, diversos outros podem ser solicitados. Para mulheres, geralmente, o ginecologista pode solicitar ultrassom transvaginal e do abdômen, ultrassom das mamas ou mamografia.

E engana-se quem acredita que o check-up é apenas para adultos e idosos, pois as crianças também precisam desse acompanhamento.

Mas realizar exames, principalmente os de sangue, em crianças, não é tarefa fácil, por isso, é importante procurar por um laboratório para análise clínica infantil, pois, assim, é possível realizar exames como:

  • Hemograma completo;
  • Glicemia e insulina;
  • Exame parasitológico;
  • Exame de urina;
  • Hepatograma.

Para realizar os exames de rotina, o paciente pode procurar pelo pediatra da criança.

Já para os adultos, esses exames podem ser solicitados por um clínico geral, ginecologista, urologista ou médicos de diversas outras especialidades para acompanhar a saúde de cada paciente bem de perto.

Em alguns casos, exames de imagem também podem ser solicitados, como em mulheres que fazem uso de dispositivos intrauterinos, dentre outros. Portanto, o medico para fazer check up geral pode ser um médico que já te acompanha ou qualquer outro de sua escolha.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a importância do check-up, no próximo tópico vamos falar sobre a importância desses exames na hora de contratar um novo funcionário.

A importância do exame admissional

Quando uma empresa deseja contratar um novo profissional, este, de acordo com as leis da CLT, precisa passar pelo exame admissional. Esse exame visa a garantir que o candidato está com a saúde em dia, podendo exercer as funções propostas.

Existem diversos tipos de exames admissionais, incluindo o exame admissional de sangue.

Esse exame visa a garantir que o paciente não apresenta algum problema de saúde simples, como uma anemia.

Iniciar algumas atividades estando com anemia pode ser perigoso, além disso, também é uma maneira de garantir que o futuro funcionário saiba se precisa tratar algum tipo de problema.

No entanto, o exame de sangue nunca deve ser proposto para identificar doenças como AIDS ou outras situações como gravidez. Esses exames são proibidos por lei como exames admissionais e as empresas que solicitarem estão sujeitas a penalidades.

Por outro lado, o hemograma admissional pode ser solicitado, independentemente de qual seja o cargo a ser exercido.

Para realizar esses exames, as empresas precisam contar com clínicas de medicina do trabalho e só podem ser avaliados por um médico do trabalho. Somente esse profissional está apto a analisar as condições de saúde do funcionário adequadamente.

Para analisar as amostras de exames de diversos tipos, é importante contar com um bom laboratório de análises clínicas, para garantir um resultado preciso e seguro, tanto para a empresa quanto para o paciente.

Como você viu, os exames laboratoriais e de imagem são importantes para a detecção de diversos problemas, o que garante mais saúde e bem-estar aos pacientes.

A saúde é muito importante para que possamos continuar a buscar nossos objetivos e aproveitar momentos de felicidade com quem amamos.

Estar atento à saúde nunca é demais, portanto, realizar os check-ups todos os ano é importante para garantir uma vida saudável e alcançar a longevidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *