A importância de nutricionistas no ambiente hospitalar

Os profissionais da nutrição são de grande importância. Seja qual for o setor ou local que atuem, seu desempenho profissional auxilia na melhora da alimentação, confecção de dietas específicas e elaboração de cardápios mais saudáveis e nutritivos.

Obviamente, este trabalho é de suma importância, afinal todos nós necessitamos de uma alimentação de qualidade e isso se acentua quando nos encontramos em situações de enfermidades.

Quando estamos doentes, com o organismo frágil e mais suscetível a infecções, o papel que a alimentação faz é determinante para nossa melhora ou mesmo para a piora do quadro da doença.

Enfim, para que haja uma evolução na cura, a necessidade do acompanhamento da dieta do paciente é deveras essencial. Por conta disso, há uma grande importância dos profissionais da nutrição no ambiente hospitalar.

Neste texto, abordaremos os aspectos que fazem dos nutricionistas, profissionais essenciais nos hospitais e no auxílio do tratamento dos pacientes enfermos. Veremos também alguns alimentos benéficos para a saúde, de maneira geral.

Continue com a leitura desse artigo e venha conhecer mais sobre a importância dessa profissão.

O nutricionista no ambiente hospitalar

Os nutricionistas têm um papel importantíssimo e significativo no ambiente hospitalar. São eles que cuidam da alimentação e de todos os processos de preparo, higiene e também são eles os responsáveis pelo contato com a distribuidora de alimentos para o hospital.

Além disso, é responsabilidade destes profissionais, a elaboração de cardápios e monitoramento do estado nutricional daqueles internados.

Aqueles que se encontram no ambiente hospitalar, necessitam de uma maior atenção em relação ao seu estado nutricional, que se constitui basicamente do equilíbrio entre a ingestão e a necessidade de se obter nutrientes. Nem todos pacientes, em um primeiro momento, demonstram algum grau de desnutrição, mas, com um tempo mais prolongado de internação, isso pode vir a acontecer.

Por conta disso, o profissional nutricionista tem papel de suma importância.

Sendo um Nutricionista particular ou mesmo um funcionário fixo do hospital, o paciente deve receber atenção individualizada e ter desenvolvida uma dieta individual que respeite as restrições impostas pelo tratamento. Tal fator o auxilia no tratamento e na melhora do paciente em questão.

Muitos nutricionista buscam o equilíbrio, para que além de saudável, a alimentação seja algo agradável e satisfatória, utilizando da criatividade para a criação de pratos com qualidade nutritiva e muito sabor.

Ao preparar um cardápio, o nutricionista leva em consideração:

  • A diversidade dos alimentos;

  • As necessidades nutricionais;

  • As demandas calóricas;

  • O quadro de saúde do paciente.

Com a aproximação devida do profissional com o paciente internado, é possível conhecer hábitos específicos da pessoa e buscar pela alimentação mais equilibrada para a situação que ele se encontra e que seja facilmente aceita por ele.

Vejamos agora, alguns alimentos e seus benefícios para a saúde.

O trigo e seus benefícios

O trigo é uma dos alimentos mais consumidos do mundo, principalmente por sua farinha.

Pesquisas indicam que em torno de 45% a 60% das calorias ingeridas todos os dias, necessitam vir dos carboidratos. Esse elemento pode ser encontrado no trigo e em sua farinha que dá origem ao pão, macarrão, bolo, biscoito e outros alimentos.

Esse alimento proporciona energia, recuperação dos músculos e bom humor.

De modo geral, Fornecedores de farinha de trigo realizam esse serviço de atender em hospitais, devidamente alinhados com a demanda pedida pelo profissional da nutrição, que confeccionará uma dieta específica, com a quantidade necessária de alimentos provindos do trigo.

Para o preparo de alimentos como pães, a matéria prima necessária é sua farinha. Por isso, estar em contato com uma empresa Distribuidora de farinha de trigo, é essencial para o abastecimento devido do hospital e cumprimento da dieta proposta pelo nutricionista.

Alimentos vermelhos e seus benefícios

Caso você não saiba, as cores dos alimentos influencia diretamente em nosso organismo. As cores revelam a predominância de certos nutrientes que são ótimos para a saúde e para o combate e prevenção de doenças.

O morango, por exemplo, é uma fonte rica de antioxidantes de antocianina, ácido elágico e licopeno, a fruta também apresenta compostos fenólicos que potencializam a ação contra os chamados radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Já o tomate, é fonte rica de minerais como o potássio, cálcio, fósforo, sódio, magnésio e ferro, e, além disso, possui alta carga de vitaminas C, A e do complexo B.

O tomate também contém o chamado betacaroteno, um poderoso e eficaz antioxidante que protege as células contra os radicais livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *