5 dicas para entender como funcionam e para quê servem os berços aquecidos

Todos nós, que hoje somos adultos, um dia já fomos frágeis recém-nascidos precisando de cuidados.

Entretanto, muitas vezes, uma pessoa comum não percebe a fragilidade de um recém-nascido até ter a oportunidade de segurar um no colo, e sentir aquele ser humano tão pequeno.

Muitos pais de “primeira viagem”, de modo geral, têm medo até de segurar os bebês, e pegam com todo cuidado e calma.

Mas, imagine um centro de natalidade de um hospital, cheio de recém-nascidos que precisam receber os primeiros cuidados, aplicados pela equipe de enfermagem, longe da mamãe. Eles precisam de cuidados especiais.

Vantagens dos berços aquecidos

Entenda nessas 5 dicas como funciona e para quê serve o berço aquecido.

1- Recém-nascidos não têm sistemas reguladores de temperatura tão desenvolvidos

Os adultos, e até mesmo crianças, têm um sistema de regulação de temperatura corporal que serve para manter o clima do corpo em níveis aceitáveis para o perfeito funcionamento.

Esse sistema age sem ação humana realmente, basta apresentarmos com uma temperatura alta ou baixa demais, e ele começa a trabalhar.

É por isso que você começa a suar em um dia quente, o suor é a forma que seu corpo tem de amenizar o calor.

E, da mesma forma, em um dia frio demais, você treme e seus pelos ficam arrepiados, na tentativa do seu corpo de te manter aquecido. Temperaturas altas ou baixas demais são muito perigosas.

Uma temperatura muito baixa te deixa em estado de hipotermia, e pode ser fatal; enquanto uma temperatura muito alta pode desnaturalizar substâncias essenciais na sua musculatura e cérebro, causando danos permanentes.

Agora, se para um adulto, a variação descontrolada de temperatura já é perigosa, imagine para um recém-nascido.

Eles ainda não possuem um sistema eficiente de regulação para que possam ser deixados expostos ao ar livre.

Por isso, é muito comum que em hospitais, as enfermarias usem o berço aquecido hospitalar preço acessível, pois regulam a temperatura de forma que o bebê permaneça aquecido enquanto são feitos os procedimentos necessários.

Esse tipo de berço aquecido valor inestimável pode ter várias funções adjacentes, e é extremamente essencial, já que deixar um recém-nascido em uma mesa qualquer para que se façam os procedimentos está fora de cogitação.

2 – Os recém-nascidos nem sempre podem ficar seguros e aquecidos no colo das mães

Como já foi dito, em um lugar, como um centro de natalidade de hospital, pode haver dezenas de recém-nascidos, todos precisando de cuidados e aquecimento.

E em várias situações, a mãe não está perto para prestar esse tipo de assistência, como também a equipe de enfermagem não pode ficar o tempo inteiro segurando os recém-nascidos nos braços, por isso, o berço aquecido hospitalar é usado como substituto, mantendo o bebê seguro.

O berço aquecido hospitalar com fototerapia é aquele que utiliza uma fonte de luz.

3 – Monitoramento integral

Os berços são muito úteis aos profissionais da saúde por monitorarem o recém-nascido, como a temperatura do corpo, e avisam caso haja qualquer problema, emitindo um alerta visual e/ou sonoro.

Dessa forma, o bebê permanece em segurança e caso haja uma mudança de temperatura, queda de energia, ou alguma outra situação adversa, o berço aquecido neonatal acusará.

4 – Funções extras

Os berços podem ter funções auxiliares que facilitam o trabalho dos profissionais da saúde. Como por exemplo, um lugar específico para colocar as chapas para exames de raios-X.

Essas funções auxiliares ajudam a diminuir a manipulação e movimentação necessária do recém-nascido, e torna o trabalho dos técnicos e enfermeiros mais prático.

5 – Bebês prematuros

É muito comum que ocorram complicações na gravidez, então o parto prematuro é realizado.

Os bebês de parto prematuro muitas vezes não estavam prontos para vir ao mundo, então são mais sensíveis e precisam de mais cuidados ainda. Muitos são colocados em incubadoras e recebem diversos tratamentos.

E é claro, que para eles o berço aquecido comprar é primordial já que estão muito frágeis, e provavelmente ficarão um tempo, relativamente, longo em observação.

Podem ser comprados ou alugados

Por todos esses motivos, os berços aquecidos são ferramentas importantes no cuidado de bebês recém-nascidos.

Mas, essas ferramentas nem sempre precisam ser comprados, eles podem também ser locados de empresas que prestam esse tipo de serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *