5 dicas para emagrecer de forma rápida e saudável

Emagrecer é o sonho de muita gente. Por causa disso, as pessoas acabam seguindo dicas irreais e praticando dietas que não são saudáveis e prometem resultados milagrosos.

Mas, não se engane, não existe solução milagrosa! Apenas a prática de exercícios e a alimentação balanceada são capazes de proporcionar o emagrecimento de modo saudável.

Dessa forma, separamos cinco dicas de exercícios e formas de emagrecer que podem ajudar muito as pessoas que buscam esse objetivo. Quer saber quais são? Continue lendo e confira!

1. Treino funcional

O treino funcional para emagrecer é procurado cada vez mais. Isso, porque ele não é utilizado apenas para a perda de peso, mas também para os seguintes fins:

  • Trabalhar o movimento do corpo;
  • Aumentar a resistência;
  • Aumentar a flexibilidade;
  • Melhorar a postura de quem pratica;
  • Aumentar a força.

Esse tipo de treino para emagrecer é feito com alguns exercícios funcionais, utilizando o corpo e o peso de cada pessoa, sem que seja necessário o uso de equipamentos, como dentro das academias.

Correr, pular e puxar são alguns dos exemplos. Mas, isso não significa que não é necessária a ajuda de profissionais especializados. Muito pelo contrário, esse tipo de exercício demanda planejamentos personalizados para cada pessoa.

2. Pilates

O pilates é outro exercício que tem sido cada vez mais popular entre as pessoas que querem emagrecer.

Ele, além de trabalhar contribuir para esse objetivo, também fortalece o alongamento e é dividido em níveis. Assim, o curso de pilates avançado é diferente do curso inicial, já que cada corpo é diferente e tem um tempo para alcançar determinado resultado.

Para resumir, o pilates é um tipo de exercício que une o controle do corpo e da mente. Ele pode ser feito tanto no chão quanto em equipamentos específicos.

Esse é um tipo de exercício tão importante e bom para a saúde que pode ser coordenado tanto por profissionais de educação física quanto por fisioterapeutas.

Alguns dos pilates beneficios são:

  • Maior condicionamento físico;
  • Reabilitação física para quem necessita;
  • Emagrecimento;
  • Definição de músculos.

Pessoas que têm problemas, como dores na lombar ou na coluna, também podem fazer essa atividade, pois ela os auxilia no alívio desses sintomas.

O pilates tem muitos exercícios para coluna, que são úteis, inclusive, para aqueles que trabalham sentados o dia todo em escritórios e sofrem de dores nas costas devido às cadeiras pouco confortáveis.

3. Personal trainer particular

Outra forma de alcançar o emagrecimento desejado e de forma saudável é por meio da contratação de um personal trainer particular. Ele pode atuar em academias, treinos funcionais ou em qualquer outro tipo de exercício físico.

O maior benefício desse tipo de contrato é que o personal vai te analisar completamente e programar um treinamento especial para suas limitações. Além disso, um personal também entende muito mais sobre seu corpo e suas necessidades. Assim, a saúde também é colocada em primeiro lugar.

4. Dietas feitas por profissionais

As dietas são outro método essencial para quem quer emagrecer. Na verdade, elas são, muitas vezes, combinadas com outros tipos de itens (outros exercícios e formas de viver) para fazer efeito.

Mas lembre-se, sempre que pensar em fazer uma dieta, vá a um nutricionista para que ele monte um cronograma personalizado com tudo o que você deve comer e de quanto em quanto tempo.

Cada organismo pede determinado tipo de ação. Assim, tudo deve ser personalizado e compreendido de maneira séria e profissional.

Fraqueza, doenças diversas, como anemias, e até o ganho de calorias, em vez da perda, podem ser algumas das consequências para quem faz dieta sem acompanhamento de um nutricionista. Por isso, é necessário tomar muito cuidado.

5. Caminhadas ou corridas

Correr e andar também são outras formas de alcançar o emagrecimento e, ainda, manter a saúde em dia. No Brasil, esse tipo de atividade é bastante comum.

Assim, é uma forma indicada para quem deseja alcançar esse objetivo. Mas não só esse. Correr e caminhar também são exercícios benéficos para o sistema cardiorrespiratório e muscular.

Porém, assim como qualquer outro exercício e dieta, esse tipo de atividade também deve ser acompanhada por profissionais, para evitar problemas para quem está praticando.

Enfim, todos os tipos de exercícios e atividades citadas podem ser feitas em conjunto.

Mas, precisam, também, ser indicadas por profissionais da área da educação física ou fisioterapia. Isso porque eles conhecerão os limites e características de cada corpo. Isso evita machucados, problemas, desgastes e complicações mais sérias.

Antes do emagrecimento, importe-se primeiro com sua saúde!

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